Como ensinar uma criança a patinar

Como ensinar uma criança a patinar
Imagem: duendesenmadrid.com

A patinagem é uma atividade que se tornou bastante popular. Em várias cidades constituíram-se já associações que promovem excursões por toda a cidade neste particular meio de transporte. Com um pouco de constância qualquer criança pode se tornar em um autêntico craque dos patins. Siga estes conselhos de umComo.com.br e ensine uma criança a patinar.

Passos a seguir:
1

Ensine a criança a patinar com uns patins com um tamanho correto. Normalmente, neste esporte os patins utilizam-se com um ou dois tamanhos acima do nosso tamanho normal, por isso não compre uns patins demasiado apertados. Experimente os patins e veja se não lhe são demasiado apertados nem demasiado largos, ao ponto de lhe caírem dos pés quando anda com eles.

Imagem: rollerblade.com
2

Se for uma criança muito pequena, é melhor não começar com os patins em linha, mas sim com os de quatro rodas. Darão mais estabilidade e confiança no começo. Mais adiante poderia entrar no mundo da patinagem em linha, mas no princípio é melhor que patine com algo que lhe dê mais segurança.

Imagem: arica.olx.cl
3

Uma vez colocados os patins explique-lhe que os movimentos que tem de realizar são iguais aos que realiza quando anda, com a diferença de que para frear terá que apoiar a ponteira de um dos patins sobre o chão. Deve frear apenas com um dos patins, e não com os dois ao mesmo tempo, assim evitará cair e sofrer acidentes maiores.

4

Ponha primeiro a criança sobre uma superfície que não deslize tanto como o solo liso. Assim se evitará que pegue muita velocidade no começo e que tenha que frear contra alguma parede.

5

Tente que a criança avance lentamente testando bem os patins. Faça com que mexa primeiro um pé, logo o outro e depois os dois ao mesmo tempo para que comprove o potencial dos patins que colocou.

6

Quando sentir que tem mais controle de si mesmo, coloque-o sobre o pavimento para que continue praticando. Aprender a patinar é exatamente igual a aprender a andar de bicicleta, está baseado na prática.

7

Ponha sempre proteção nos cotovelos, joelhos e na cabeça porque ela com certeza cairá várias vezes. É bastante importante que as partes vitais, como a cabeça, fiquem bem protegidas. Quando ela cair tente que se levante sozinha, assim aprenderá também a controlar mais os patins.

Imagem: es.123rf.com
8

Por último, se a criança se entusiasmar muito com esta atividade, você pode inscrevê-la mais adiante em uma escola de patinagem onde se relacionará com mais crianças de sua idade apaixonados por este esporte.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar uma criança a patinar, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.