Partilhar

Como ensinar as crianças a nadar

Como ensinar as crianças a nadar

É importante ensinar as crianças a nadar: não se trata de uma opção de lazer, mas sim de uma ferramenta de segurança imprescindível para evitar afogamentos. Ainda que por sua anatomia as crianças não sejam capazes de nadar até aos 3-4 anos, é conveniente familiarizá-las com a água desde que nascem. O primeiro objetivo deve ser que a criança se sinta à vontade na água e não tenha medo. O medo provoca tensão e a tensão impede que os músculos funcionem corretamente, além disso, acelera a respiração, por isso é impossível ensinar uma criança que tem medo de água a nadar. Se for uma criança que desde bebê vai à piscina será mais fácil que aprenda a nadar quase de maneira natural quando chegar o momento. Para ensinar crianças de 3 ou 4 anos que não estão habituadas com a piscina a nadar, siga os seguintes passos:

Passos a seguir:
1

Não force. Pode ser contraproducente e tornar o contato com a água algo traumático para a criança.

2

Deixe que ela veja outras crianças nadando e desfrutando na piscina e coloque-a na piscina com você. É normal que no início ela chore ou se queixe. Se após 5 minutos não tiver parado de chorar deixe-a sair da piscina, mas fique dentro. Tente atraí-la com brinquedos que flutuem ou brincando com a água.

3

Se após 4 sessões a criança continuar chorando deixe-a e volte após 6 meses, mas não deixe passar muito tempo. É importante ensinar a criança a nadar antes de cumprir os 6 anos.

4

Uma vez familiarizada com a água, o normal é que aos dois meses, com uma ou duas sessões semanais, ela já possa mover-se com a ajuda de material: boias, bolhinhas, ou "macarrões".

5

Com um ano e meio, mais ou menos, você já poderá ir retirando o material de apoio e fazendo com que a criança vá soltando os braços e as pernas. Nesta etapa talvez você precise acompanhar a criança segurando-a pelas axilas.

6

Inicialmente ela nadará impulsionando-se só com as pernas como um cachorrinho ou mergulhará para deslocar-se na água. Não se deve introduzir o movimento de braços até que a criança supere plenamente esta etapa inicial.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as crianças a nadar, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos
  • Tente que ela aprenda a se jogar sozinha na água chamando-a para dentro da piscina. É muito divertido para elas e é uma boa forma de adquirir segurança na água.
  • Antes de comprar material de apoio ou brinquedos veja se na piscina à qual irá já tem.
  • Se tiver que comprar o material vá com a criança para despertar seu interesse.

Escrever comentário sobre Como ensinar as crianças a nadar

1 comentário
Evaldo
Se a criança não quer entrar na piscina na primeira aula, como convence-la a entrar? rs
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Evaldo, é muito importante não forçar a criança a entrar pois irá tornar o contato com a água numa experiência traumática. Vá tentando e, se possível um dos pais da criança deve estar com ela. Levar alguns brinquedos para a água e mostrar que pode ser divertido, também pode ajudar. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)

Como ensinar as crianças a nadar
Como ensinar as crianças a nadar

Voltar ao topo da página