Partilhar

Como cuidar dos meus joelhos ao correr

Por Sara Viega. Atualizado: 3 junho 2019
Como cuidar dos meus joelhos ao correr

Muitos atletas atribuem seus problemas de joelho às corridas. No entanto, correr não é a causa de nenhuma lesão, mas sim a forma como o fazemos. Por isso, é necessário melhorar nossa técnica para causar o menor impacto possível nas articulações, além de tomar uma série de precauções básicas. Por isso, neste artigo de umComo.com.br contamos a você como cuidar dos meus joelhos ao correr.

Também lhe pode interessar: Como aquecer antes de correr
Passos a seguir:
1

Tente correr sobre superfícies macias. Aconselha-se evitar superfícies como o asfalto ou a pedra quando sair para treinar. No caso das pessoas que moram na cidade isto pode parecer uma missão impossível, mas os médicos avisam que correr sobre este tipo de solo provoca grande impacto e tensão nos joelhos, tornozelos, quadris e inclusive nas costas. Por isso, recomendam correr sobre terra, grama ou inclusive pela areia da praia. Se não tiver acesso a este tipo de superfícies, poderá optar por uma esteira ergométrica em uma academia ou em sua casa ou treinar em alguma pista de atletismo da sua cidade.

Como cuidar dos meus joelhos ao correr - Passo 1
2

Não economize na hora de comprar calçado esportivo. Usar tênis especiais para correr mantém seus pés cômodos, e consequentemente, seus joelhos seguros. Escolha um calçado que proporcione uma base acolchoada, e que você sinta ao mesmo tempo que exercem um bom nível de fixação. Não é necessário que o pé esteja apertado, mas que sinta que não "balança" enquanto corre.

3

Faça um bom aquecimento antes de começar. Nunca é boa ideia sair para correr com os músculos frios, por isso é necessário estirar seus músculos e ligamentos para prepará-los para a pressão que sofrem quando está se exercitando.

4

Tenha cuidado com o excesso de peso. Correr é uma das atividades que mais impacto exerce sobre nossos joelhos, por isso uma pessoa com alguns quilos a mais maximiza essa tensão nas articulações. Tente manter uma dieta saudável que, além de controlar seu peso, melhore sua condição física e talvez você até perceba que se cansa menos.

5

Também é aconselhável aprender a melhorar sua técnica esportiva na hora de correr. Obviamente, não é necessário se matricular em algum curso para aprender, mas com certeza seria recomendável. Experimente seguir alguns destes conselhos: evite torcer seus tornozelos mantendo seus pés bem firmes com um calçado adequado, não levante muito os joelhos ao correr para evitar que a perna que permanece apoiada receba todo o peso do corpo, tente manter os joelhos um pouco flexionados e os pés virados para a direção onde está avançando.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos meus joelhos ao correr, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como cuidar dos meus joelhos ao correr

Como cuidar dos meus joelhos ao correr
1 de 4
Como cuidar dos meus joelhos ao correr

Voltar ao topo da página