Como cortar o efeito do termogênico - Recomendações sérias!

Como cortar o efeito do termogênico - Recomendações sérias!

Calmantes naturais e determinados alimentos podem ajudar a amenizar o efeito dos termogênicos. Foi-se o tempo em que, em busca do corpo perfeito, íamos apenas atrás de exercícios físicos e uma dieta balanceada. Com o desenvolvimentos de novos produtos focados no facilitamento da perda de peso, existem até mesmo lojas que vendem unicamente esse tipo de produto, o problema é que produtos que facilitam o emagrecimento muitas vezes atingem esse objetivo por meio de alterações complicadas no corpo que podem causar sintomas sérios e gerar danos definitivos. Um desses produtos atualmente muito utilizados é o termogênico. Se você quer saber o que é e como cortar o efeito do termogênico, este artigo do umCOMO foi feito para você!

O que é o termogênico?

O termogênico é um suplemento cuja função é acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura corporal de quem o ingere, aumentando a disposição física e também facilitando a perda de peso. Em resumo, o termogênico promete aumentar a quantidade de calorias gastas com o mesmo esforço físico e ainda te dar energia extra para aumentar a carga de exercícios sem sofrer tantos danos. Além disso, termogênicos também interagem com o sistema nervoso central, aumentando a produção de leptina e causando sensação de saciedade, fazendo com que o consumidor não sinta fome.

Apesar dessas substâncias parecerem mil maravilhas em tese (e até seria caso esses fossem os únicos efeitos que essas substâncias causam), o termogênico faz mal e atinge resultados incríveis por interagirem agressivamente com alguns elementos do corpo, fazendo com que muitas dessas substâncias estejam inclusive proibidas não apenas no Brasil mas no mundo em razão dos severos danos que podem gerar para a saúde.

Os termogênicos mexem com a pressão arterial, podendo causar pressão alta e, em casos mais graves, até mesmo ataques cardíacos, isso não apenas pela sua composição, mas também porque por vezes o usuário de termogênico não compreende o quão séria é a substância e a toma vezes mais do que deveria, sendo assim, termogênico pode matar, principalmente quando usado em excesso.

Além disso os termogênicos também causam rebote, que ocorre quando se para de tomá-los e, no fim das contas, seu desenvolvimento em atividades físicas acaba sendo ainda menor do que o anterior ao uso dessas substâncias.

Termogênicos: sintomas

Os efeitos colaterais de termogênicos como a cafeína são diversos, os mais comuns são:

  • Enxaqueca: geralmente as enxaquecas dos termogênicos são gerados por desidratação, entretanto, as substâncias mais frequentes utilizadas nesses produtos, como a cafeína, geram dependência, que também pode gerar enxaqueca caso você quera parar de tomar em razão da abstinência;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico: o termogênico é como um energético e acaba tirando o sono de quem o usa com frequência, a privação de sono gera, além da queda do sistema imunológico, dificuldade cognitiva (que também pode aumentar as chances de acidentes), queda da libido e depressão;
  • Problemas cardíacos: o termogênico aumenta a pressão arterial e por vezes isso acaba saindo de controle gerando pressão alta, palpitações cardíacas e até mesmo ataque cardíaco;
  • Mudanças drásticas de humor: pela privação de sono e também pela euforia ilimitada que o termogênico causa, eles podem fazer com que o usuário tenha altos e baixos de humor, o que é uma grande preocupação caso você já tenha distúrbios psicológicos como bipolaridade e ansiedade;
  • Problemas gástricos: isso pode englobar desde sutis enjoos até mesmo vômito e diarreia. Tome cuidado caso você esteja passando por isso por vômitos e diarreia podem causar também desnutrição e desidratação;
  • Problemas respiratórios;
  • Insuficiência renal;
  • Problemas no fígado;
  • Falta de ar;
  • Ansiedade.

Tomei termogênico e estou passando mal, o que fazer?

Não existe uma resposta precisa para quanto tempo dura o efeito do termogênico, entretanto, os efeitos mais severos costumam passar após 4 horas desde a ingestão. Após esse período, a substâncias ainda estará em sua corrente sanguínea mas os efeitos serão muito menos sentidos, com exceção da falta de sono, por isso é recomendável que nunca se tome termogênicos próximo do horário de dormir.

As maneiras de cortar o efeito do termogênico são aquelas que desaceleram o metabolismo, fazendo contraponto com a substância que o acelerou. Para isso você pode:

  • Ingerir calmantes naturais: chá de camomila e valeria são ótimos, evite "calmantes" que são na verdade remédios pesados, essa mistura pode fazer muito mal para seu organismo em vez de te ajudar.
  • Não se mexa muito: a prática de exercícios físicos acelera o metabolismo, então, para desacelerá-lo é necessário que você permaneça sentado ou deitado, se possível, feche os olhos e tente se acalmar.
  • Consuma alimentos que desaceleram o metabolismo: macarrão, pães, e leite cortam o efeito do termogênico, mas evite alimentos muito calóricos e pouco saudáveis como lanches de fast food.

Contraindicações dos termogênicos

  • Mulheres grávidas;
  • Crianças;
  • Idosos;
  • Pessoas com problemas para dormir;
  • Pessoas com hiper ou hipotireoidismo;
  • Diabéticos;
  • Pessoas com problemas cardíacos ou de circulação.

Outras substâncias utilizadas para emagracimento

Alguns outros alimentos como noz da Índia também são usadas com essa função, porém, a noz da Índia causa efeitos tão graves quanto termogênicos como desidratação, problemas nos rins, dor na cabeça, diarreia, tontura e pressão alta.

A kimera faz mal pois é também um termogênico à base de cafeína, tome cuidado pois muitos desses termogênicos são vendidos como produtos naturais mesmo sendo apenas termogênicos, visto que muitas pessoas têm receio em comprá-los pela consciência do mal que fazem.

Existem alimentos que têm também função termogênica e podem ser utilizados substituindo os compostos artificiais comprados em lojas de suplementos ou farmácias, para saber quais são, veja nesse artigo alimentos termogênicos para emagrecer. Esses alimentos também aceleram o metabolismo e facilitam atividades físicas sem prejudicar sua saúde e saciando sua fome da maneira correta, comendo.

Veja também: Como cortar o efeito da cafeína - Detox e efeitos no organismo

Como fazer bebidas energéticas caseiras

Uma alternativa natural aos termogênicos é preparar uma bebida energética caseira. Confira algumas receitas abaixo:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar o efeito do termogênico - Recomendações sérias!, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.