Partilhar

Como controlar as pulsações ao correr

Como controlar as pulsações ao correr
Imagem: enforma.salud180.com

Controlar as pulsações ao correr é uma boa forma de ter um indicador quantitativo tanto de seu estado físico como de se o ritmo de treinamento que você está seguindo é o adequado. Você pode utilizar um monitor de frequência cardíaca para obter sua frequência cardíaca, mas também é possível tomar a medida de forma manual, contando os batimentos no pulso. Em umComo.com.br explicamos a você em detalhe como controlar as pulsações ao correr.

Também lhe pode interessar: Como cuidar dos meus joelhos ao correr
Passos a seguir:
1

Se você dispõe de um monitor de frequência cardíaca, use este aparelho para medir suas pulsações ao correr. É a maneira mais precisa e simples de controlar a todo o momento sua frequência cardíaca e como seu corpo vai respondendo aos requerimentos de esforço ao fazer exercício físico.

2

Você também pode controlar suas pulsações ao correr de forma manual, isto é, colocando seu dedo no pulso, na arterial radial, para contar quantos batimentos tem em um tempo determinado.

Para isso, você deve colocar suavemente o dedo médio e o indicador no pulso durante 15 segundos. Multiplique o resultado obtido por 4 e você terá calculado suas pulsações por minuto. Se quiser obter um valor mais preciso, você pode contar os batimentos de seu pulso durante 60 segundos, sem necessidade de multiplicar o valor obtido depois.

3

O mais interessante é saber seu tempo de recuperação após fazer o esforço. Neste sentido, quanto menos tempo você demorar a se recuperar após correr, mais em forma estará.

4

Para saber seu tempo de recuperação com base nas pulsações, o que você deve fazer é medir a frequência cardíaca logo após correr e, a seguir, 1 minuto depois. Como dissemos, você pode utilizar o monitor de frequência cardíaca ou fazê-lo à mão.

5

Quanto mais pulsações conseguir baixar, mais em forma estará. A seguir, indicamos a você uma orientação sobre pulsações que você recupera e o estado de seu condicionamento:

  • Se após 1 minuto, você recupera menos de 30 pulsações, seu condicionamento físico é ruim.
  • Caso você baixe entre 30 e 40 pulsações, não treina com frequência.
  • Se conseguir atingir níveis de até 50 pulsações a menos, está treinando de forma regular e adequadamente.
  • Seu condicionamento físico será muito bom se você recuperar até 70 pulsações.
  • Os corredores de elite conseguem baixar de 70 pulsações para cima.
6

Também é importante saber qual é a sua frequência cardíaca normal. Para isso, tome as pulsações quando estiver em repouso ao longo de uma semana e calcule a média, dividindo o valor por 7.

7

Com este dado de sua frequência cardíaca normal, você deve medir as pulsações logo após correr e ir tomando-as a cada minuto, até atingir este nível próprio do repouso. O normal seria que em quinze minutos você tivesse atingido suas pulsações normais, se demorasse mais, você deveria procurar seu médico, já que poderia estar mostrando sintomas de alguma patologia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar as pulsações ao correr, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como controlar as pulsações ao correr

Como controlar as pulsações ao correr
Imagem: enforma.salud180.com
Como controlar as pulsações ao correr

Voltar ao topo da página