Como conseguir abdominais hipopressivos

Como conseguir abdominais hipopressivos

Os abdominais hipopressivos são um conjunto de exercícios que permitem baixar a tensão intra-abdominal e ao mesmo tempo provocam uma ativação dos músculos do solo pélvico e da zona denominada faixa abdominal. Tal como seu nome indica, este trabalho abdominal gera pouca pressão na zona do abdômen, algo que tem seus benefícios com respeito aos tradicionais abdominais, que geram uma maior tensão no solo pélvico. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como conseguir abdominais hipopressivos.

Passos a seguir:
1

No princípio os abdominais hipopressivos foram mais utilizados pela ginástica pós-parto, com a finalidade de tonificar o solo pélvico e reforçar as estruturas e órgãos que poderiam ficar debilitados com o trauma do parto mas sem exercer excesso de pressão na zona abdominal: reforço do períneo, incontinência urinária ou prolapso de certos órgãos.

2

São exercícios que vão ajudar em problemas urinários, digestivos e vasculares. E vão permitir também minimizar os riscos associados aos abdominais tradicionais. Eles estão na moda e em toda parte e devem fazer parte do seu planejamento.

3

O conceito dos abdominais hipopressivos e seu desenvolvimento deve-se ao médico belga Marcel Caufriez que tem desenvolvido um programa que emprega as técnicas hipopressivas em três grupos: ginástica hipopressiva, aspiração diafragmática e transferência tensional.

4

As Técnicas Hipopressivas como o RSF, se baseiam em diferentes posturas estáticas ou dinâmicas, que procuram, entre outras coisas, o relaxamento do diafragma e a contração do serrátil maior. Com isso conseguimos diminuir a pressão na faixa abdominal e períneo. Só adotar estas posturas estudadas para diminuir a pressão abdominal, as mantendo durante uns 25 segundos cada uma, já tem resultados muito positivos (se sente uma contração involuntária da faixa abdominal e do solo pélvico).

5

Para fazer o abdominal hipopressivo deve expirar e encolher a barriga. Depois, contraia os músculos abdominais e permaneça nessa posição por cerca de 15 segundos. Agora respire, mas mantendo à mesma a barriga para dentro, e mantenha os abdominais contraídos por mais alguns segundos. Por fim, relaxe.

Imagem: tafitness.net
6

Pode realizar a ginástica hipopressiva sentado, com os joelhos e as mãos apoiadas no chão (como mostra na imagem) ou deitado.

Imagem: desportoesaude.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conseguir abdominais hipopressivos, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Fale com um treinador pessoal para fazer exercĂ­cios que lhe permitam conseguir abdominais hipopressivos.