Como começar a andar de patins em linha

Como começar a andar de patins em linha

Aprender a patinar é algo bastante intuitivo, sem ser necessário ser um especialista, pode aprender os movimentos básicos da patinagem por pura intuição desde o primeiro dia. No entanto, devemos ter em conta que, ao contrário dos patins convencionais, os patins em linha permitem-nos ganhar velocidade mais depressa, usando um esforço menor. Por isso, devemos estar sempre equipados com equipamento de segurança adequado e verificar sempre em que tipo de solo vai aprender. Se está interessado em começar a andar em patins em linha, mostramos-lhe algumas dicas para que possa aprender sem qualquer medo.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Adquira equipamento de segurança adequado; não se esqueça do capacete e das joelheiras, o mais importante é levar sempre proteções para os pulsos. Estas impedem-no de dobrar a mão e, em caso de queda, ajudam o ombro a deslizar.

Imagem: preciolandia.com
2

Compre uns patins que sejam ajustados ao seu pé, apertados. É impossível aprender a patinar com os patins que se movam demasiado em cada movimento que faça.

3

Coloque-os e ande com eles por casa, fazendo pequenos passos. Não se esqueça de se segurar aos diferentes elementos estáveis que vai encontrando ao longo do seu caminho, isso vai dar-lhe segurança.

4

Tente manter uma posição estática com o nariz, joelhos e a ponta dos patins em linha, para mantê-lo estável.

5

Faça pequenos saltos laterais em superfícies pouco deslizantes, como por exemplo na relva ou num tapete.

6

Comece a patinar muito lentamente quando se sentir preparado, levante primeiro um pé e deslize o outro. Concentre todo o seu equilíbrio no primeiro, uma vez que é este que realiza a ação.

7

Deslize com os pés ligeiramente afastados e, com os patins abertos a 90º, impulsione-se com leveza para ir ganhando confiança.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar a andar de patins em linha, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos
  • Tente manter o equilíbrio em qualquer situação de perigo.
  • Procure começar a patinar em superfícies mais lisas e com poucas pistas, é difícil/impossível andar de patins em pisos irregulares.
  • Permaneça longe de veículos e de escadas, bem como de penhascos e de estacionamentos.
  • Pratique sempre que possível.
  • Se for um iniciante, não desmonte o freio do patim.
  • Informe-se e respeite as regras de trânsito e uso dos patins.
  • O freio deve estar sempre no patim que vai à frente.