Como calcular a Frequência Cardíaca em Repouso

Como calcular a Frequência Cardíaca em Repouso

Se você está pensando em comprar um pulsômetro, controlar seu ritmo cardíaco a qualquer momento e assim poder realizar um exercício mais controlado, você precisa conhecer sua frequência cardíaca em repouso. Desta maneira você poderá treinar de uma forma segura e queimar a gordura do seu corpo. A melhor maneira é trabalhar uns 30 minutos a 75% da sua frequência cardíaca máxima e para isto é necessário que você conheça sua frequência cardíaca em repouso.

Vai precisar de:
  • Pulsômetro
Passos a seguir:
1

Há várias maneiras de tomar o ritmo cardíaco em repouso com pulsômetros, mas a maneira mais recomendável e confiável que você tem para tomar a frequência é que logo ao acordar pela manhã, você veja que pulsações seu pulsômetro marca (antes de realizar qualquer tipo de esforço).

2

Este valor que você obtém é um valor aproximado da sua frequência cardíaca em repouso, mas se quiser ter um valor mais próximo e confiável, repita três ou quatro vezes o passo anterior para ter assim três ou quatro valores e tirar a média entre eles.

3

Para calcular a média das pulsações que você tomou após três ou quatro dias, você deve somar estes valores e depois dividir por três ou quatro, de acordo com as vezes que você tiver medido as pulsações.

4

Por exemplo: se você obteve o valores de 64, 67 e 65, a média será de (64 67 65)/3 = 65.33

5

Você também pode medir a frequência em repouso antes de dormir, mas para isto você deverá estar uns 15 minutos deitado sem se levantar, mas como dissemos antes, recomendamos que você o faça justo na hora de se levantar.

6

Uma vez que você tiver calculado a frequência cardíaca em repouso, pode calcular que porcentagens você deve ter para começar a trabalhar, perder gordura e estar melhor fisicamente. Para isto você vai calcular 75% de sua Frequência Cardíaca máxima, que segue as seguintes fórmulas:

(220 - sua idade - Frequência cardíaca em repouso) *0,75 Frequência cardíaca em repouso (homens)

(226 - sua idade - Frequência cardíaca em repouso) *0,75 Frequência cardíaca em repouso (mulheres)

7

Colocamos um exemplo para calcular a fórmula anterior: uma mulher de 35 anos e uma frequência cardíaca de repouso de 64.

(226 - 35 - 64)*0.75 64 = 159.25 que seriam 159 pulsações

Veja também: Lista de batimentos cardíacos normais por idade

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a Frequência Cardíaca em Repouso, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Sugerimos que você trabalhe umas três semanas seguidas em seus 75%, depois você poderá começar a trabalhar em seus 80%, mas trabalhando somente dois dias por semana nesta intensidade.
  • Os dias que você trabalhar a 80% deverão ser alternados, isto é, dias que não sejam seguidos.
  • À medida que você aumentar o exercício físico, suas pulsações em repouso irão baixando, por isso é importante que você vá medindo a frequência cardíaca em repouso a cada 15 dias para assim recalcular a fórmula.