Partilhar

Como aprender a voar de parapente

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aprender a voar de parapente
Imagem: cuiabrasa.com.br

O parapente é uma modalidade de voo livre, em que o praticante salta de um ponto alto, geralmente montanhas, e fica planando no ar. Este esporte radical é bastante semelhante ao paraquedismo, com a diferença de que nesta modalidade o piloto consegue ter um voo dinâmico conseguindo controlar assim a sua direção e descida. Para praticar este esporte o piloto tem de realizar um curso teórico e prático para adquirir conhecimentos sobre o funcionamento do ar e como podemos voar nele de forma segura. O parapente dá-nos uma verdadeira sensação de liberdade e permite-nos apreciar paisagens fantásticas, por isso mesmo tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Se quer começar a praticar este esporte, em umComo.com.br mostramos-lhe como aprender a voar de parapente.

Também lhe pode interessar: Quanto custa praticar parapente
Passos a seguir:
1

Esta modalidade de voo livre pode ser praticada por qualquer pessoa, a partir dos 16 anos, com uma autorização dos pais ou pessoa responsável pelo adolescente, e até aos 65 anos de idade. É recomendável que, antes de iniciar o curso de parapente faça primeiro um voo de bilugar, para avaliar se realmente este esporte é para si.

Como aprender a voar de parapente - Passo 1
Imagem: groupon.pt
2

O curso de parapente é constituído por duas componentes, uma teórica e uma prática, sendo que as aulas teóricas irão acompanhar o aluno ao longo de todo o processo de aprendizagem. Numa primeira fase irá começar por conhecer a nomenclatura da asa de parapente e de todos os seus acessórios, assim como também adquirirá conhecimentos de aerologia e aerodinâmica, conhecimentos de segurança em parapente e as respetivas regras de circulação de voo. Nas aulas práticas começará com treinamentos no chão sobre a técnica do inflado, as técnicas de aterragem, a descolagem, aprender a controlar o parapente e os movimentos pendulares.

Imagem: escolabomvoo.blogspot.pt
3

Quando já dominar todas as técnicas do ponto anterior, começará por fazer pequenos voos e será aí que sentirá toda a adrenalina. No início, serão voos quase sem sair do chão, em pequenas montanhas, começando por 3 metros. À medida que for dominando mais o parapente e o voo, aumentará gradualmente de altitude.

4

Todos os voos, mesmo os mais pequenos, são sempre monitorizados por instrutores capacitados através do rádio. Para além disso, no momento da descolagem e da descida terá sempre a presença do seu instrutor para o auxiliar.

Imagem: blogdocadeirante.com.br
5

No final do seu curso, será submetido a um exame teórico para testar os seus conhecimentos. Para ter aprovação no Exame de Piloto Nível I deverá ter cerca de 80% de acerto.

6

A duração do curso de parapente irá depender da sua disponibilidade, evolução e das condição meteorológicas, podendo durar entre 3 e 5 meses. Para saber mais informações sobre o custo do curso de parapente, veja o nosso artigo.

7

Enquanto estiver a frequentar o curso de parapente, a escola de voo irá fornecer-lhe para o curso todo o equipamento necessário para a prática de parapente. Mas, no final do curso com certeza que quererá obter o seu próprio equipamento para poder desfrutar da magia de voar. Por isso, em umComo mostramos-lhe qual é o equipamento necessário para praticar parapente.

Imagem: gooutside.uol.com.br
8

O Brasil tem ótimos locais para praticar este esporte. Em umComo mostramos-lhe os melhores locais para praticar parapente no Brasil e poder assim desfrutar de magníficas paisagens.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a voar de parapente, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

Como aprender a voar de parapente
Imagem: cuiabrasa.com.br
Imagem: groupon.pt
Imagem: escolabomvoo.blogspot.pt
Imagem: blogdocadeirante.com.br
Imagem: gooutside.uol.com.br
1 de 5
Como aprender a voar de parapente

Voltar ao topo da página