Partilhar

Como alongar antes de correr

Por Sara Viega. Atualizado: 14 junho 2019
Como alongar antes de correr

Você deve alongar antes de correr mesmo que sua intenção seja simplesmente sair para fazer footing a um ritmo leve. Não terá que dedicar mais de 5 minutos a esta preparação prévia, que se centra basicamente na parte inferior do corpo. Na rotina que propomos a você, introduzimos um exercício para proteger as costas, que sofre nesta atividade de alto impacto que é o running. Lembre-se que os alongamentos são básicos para prevenir lesões. Em umComo.com.br oferecemos a você alguns conselhos sobre como alongar antes de correr.

Também lhe pode interessar: Como fazer a passada ao correr
Passos a seguir:
1

Proteger as costas é um dos benefícios que obterá ao alongar antes de correr. Como você sabe, o running é uma atividade de alto impacto onde algumas partes do seu corpo podem acabar sobrecarregadas se não se preparar da forma adequada. Para a área lombar, o que deve fazer, estando de pé, é o movimento como se fosse sentar em uma cadeira, mas ficando você a meio caminho. Mantenha a postura por uns 20 segundos e faça 5 repetições.

2

Trabalhar com o tendão de Aquiles é fundamental na hora de alongar antes de correr. Trata-se de um exercício muito simples, principalmente comparado com a proteção que terá nesta parte tão delicada, que se danificada pode dar muitos problemas para voltar a praticar esporte.

Fique de frente para uma parede e incline-se sobre ela apoiando os antebraços. Agora, jogue a perna direita para trás tudo o que puder, sem dobrar e calcando o chão com toda a sola do pé. Você notará como alonga a panturrilha e o tendão de Aquiles. Mantenha a posição por 20 segundos e faça 2 repetições com cada perna.

Como alongar antes de correr - Passo 2
Imagem: cambiar2.com
3

Também é conveniente que alongue as coxas antes de correr. Para isso, coloque-se de pé, dobre a perna direita para trás e, com a ajuda da mão, leve o pé até ao glúteo. Mantenha a posição por uns 15 segundos e faça 3 repetições com cada perna. Se tiver problemas para manter o equilibro, faça este exercício ao lado de uma parede e apoie nela a mão contrária à perna que esteja alongando.

4

Esta simples rotina de exercícios é suficiente para alongar antes de correr. Mas lembre-se de fazer isso sempre de forma suave, sem forçar muito e cessando de forma imediata se chegar a sentir dor em algum momento.

5

É muito interessante que para se preparar antes de sair para correr você faça pequenos "sprints", de 10 segundos como máximo, para que o corpo esteja em perfeitas condições para o footing. Inclusive pode fazê-los em sua própria casa, antes de sair ao exterior para fazer running.

6

Além disso, também pode incluir estes exercícios na preparação de skipping. Trata-se de uma pequena corrida mas sem avançar muito a cada passo, já que o objetivo é levantar os joelhos o máximo possível. É um bom exercício prévio para ativar a circulação e preparar as extremidades inferiores para sair para correr.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alongar antes de correr, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Como alongar antes de correr

Como alongar antes de correr
Imagem: cambiar2.com
1 de 2
Como alongar antes de correr

Voltar ao topo da página