Partilhar

Benefícios dos exercícios na água

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios dos exercícios na água
Imagem: hoteltaiyo.com.br

São muitos os benefícios dos exercícios na água que podemos citar, entre eles, a sensação de bem estar, melhora na forma física e até tratamento de algumas enfermidades e lesões pelas atividades hidroginásticas. Em muitos casos, métodos de tratamento fisioterapêuticos utilizam atividades aquáticas para tratar pacientes. Por isso, neste artigo, umComo fala um pouco sobre os benefícios dos exercícios na água, para você que faz ou precisa fazer algum tipo de tratamento, ou apenas busca uma vida mais saudável. Confira!

Também lhe pode interessar: Exercícios na água para emagrecer

Principais benefícios dos exercícios na água

A hidroginástica combina momentos de relaxamento com exercícios musculares, ajudando a desenvolver não só o condicionamento físico, como também melhorando o condicionamento e funcionamento de órgãos essenciais do corpo humano, como o coração e o pulmão; isto tudo enquanto exercita o nosso corpo de maneira integral, trabalhando com várias funções ao mesmo tempo.

Entre os componentes da aptidão física desenvolvidos durante os exercícios na água, podemos citar:

  • Resistência e saúde muscular;
  • Resistência cardiorrespiratória;
  • Desenvolvimento da força muscular;
  • Flexibilidade e equilíbrio do corpo de uma maneira geral.

Não podemos deixar de citar um dos benefícios principais da atividade, principalmente para quem se encontra em idade avançada, que é a diminuição do impacto com o solo. Naturalmente, pessoas mais velhas apresentam mais problemas físicos e a maior parte deles é causado justamente pela falta de exercícios. Logo, ao substituir os exercícios que deveriam ser feitos em solo pelos exercícios aquáticos, diminui-se o impacto que seria causado aos ossos e músculos do corpo, reduzindo o desgaste físico sem minimizar os benefícios do ato de se exercitar.

Benefícios dos exercícios na água - Principais benefícios dos exercícios na água
Imagem: academiafitness.com.br

Sensação de bem estar e saúde mental

Além dos benefícios citados, temos também aqueles que vão além do físico; estamos falando do bem estar proporcionado pelos exercícios na água. Sabemos que todo tipo de exercício físico costuma trazer uma sensação de bem estar, isto porque a atividade corporal é elevada quando nos exercitamos, assim como o metabolismo, favorecendo também a liberação de endorfina (substância liberada pelo corpo que é responsável pela sensação de bem estar). Ou seja, a hidroginástica serve de terapia para o corpo e para a mente.

Exercícios aquáticos para eliminar calorias

A hidroginástica oferece uma gama de possibilidades com as suas diferentes modalidades que podem ser praticadas por uma pessoa. Isto é, dependendo do tipo de exercício, diferentes partes do corpo podem ser exercitadas. Existem, por exemplo, os pilates, uma das modalidades mais conhecidas das ginásticas aquáticas, justamente por favorecerem muito a queima de calorias para quem precisa. Entre os exercícios que favorecem a queima de caloria, geralmente uma das técnicas é aumentar a temperatura da água, o que inclusive melhora o condicionamento físico do praticante.

Entre as possibilidades dos exercícios na água para quem quer perder calorias temos o pilates, pula-pula, caminhada, pedal submerso e até mesmo alguns tipos de artes marciais. Lembrando que todas essas modalidades também servem como tratamento fisioterapêutico.

Hidroginástica para grávidas

Entre os benefícios da hidroginástica para grávidas, podemos citar o mesmo utilizado como argumento para a questão dos idosos, afinal, gestantes também encontram-se num estado de fragilidade, mas nem por isso devem deixar de se exercitar e entrar em estado sedentário, que sabemos o quanto é maléfico para a saúde do indivíduo.

Com isso, os exercícios na água tornam-se leves, por causa do empuxo, propriedade física muito presente no meio aquático que reduz o impacto, e ao mesmo tempo, pela mesma propriedade, intensos e integrais; trabalham muitas áreas diferentes do corpo, sem que o corpo sofra um grande impacto. Mas não pense que é mole assim, pode ter certeza que cansa bastante, mas com saúde! Veja também: como reduzir minha resistência na água

Benefícios dos exercícios na água - Hidroginástica para grávidas
Imagem: osaf.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios dos exercícios na água, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Benefícios dos exercícios na água

Benefícios dos exercícios na água
Imagem: hoteltaiyo.com.br
Imagem: academiafitness.com.br
Imagem: osaf.com.br
1 de 3
Benefícios dos exercícios na água

Voltar ao topo da página