Benefícios do treinamento em circuito

Benefícios do treinamento em circuito

Quer começar a treinar com o circuito? Se estiver pensando em fazer esporte desta forma, adiantamos já que, se for bem feito, oferece muitos benefícios para a saúde e o condicionamento físico. É um tipo de atividade física cada vez mais procurada, já que oferece a realização de exercícios de forma sequencial e a possibilidade de alternar exercícios dos diferentes grupos musculares em uma só sessão. Além disso, para conseguir os objetivos desejados, deverá seguir umas dicas adaptadas às suas necessidades específicas. Neste artigo de umComo.com.br, vamos mostrar para você todos os benefícios do treinamento em circuito.

Passos a seguir:
1

Normalmente, os programas de treinamento em circuito costumam ser compostos de 9 a 12 estações de peso, preparadas para trabalhar os diferentes grupos musculares. Em cada uma das estações, são feitas entre 8 e 15 repetições, fazendo breves descansos não superiores a 30 segundos. Costuma-se usar pesos com carga entre 40 e 60% da sua capacidade, um peso aceitável para poder fazer todas as repetições desejadas. Dependendo do seu estado físico, você poderá repetir o circuito até 3 vezes. Em alguns casos, também pode ser incorporado no circuito, estações que permitam realizar um exercício aeróbico, como, por exemplo, exercício em esteiras, bicicletas estáticas, elípticas, etc.

2

O treinamento em circuito é muito eficaz para melhorar a força muscular, ou seja, potencializar sua capacidade para ser mais forte. Graças ao elevado número de repetições e ao peso moderado, o treinamento em circuito fará com que melhore a sua força quase sem perceber. À medida que fortalecer com o passar do tempo, pode optar por um aumento gradual do peso ou também aumentar o peso em maior medida e diminuir as repetições para conseguir resultados mais evidentes.

3

Com este tipo de treinamento em circuito você conseguirá aumentar seu nível de resistência muscular. Realizando estes exercícios, a cada semana aumentará a sua capacidade para fazer atividades musculares durante um período mais longo de tempo. A resistência dita o número de flexões seguidas que você pode fazer ou o número de lances de escada que pode subir antes de ficar cansado. Você pode fazer no máximo de 20 repetições em cada estação de treinamento, com pouco descanso e, assim, obrigará os músculos a trabalharem apesar do cansaço e conseguirá aumentar a resistência.

4

Além disso, com este tipo de treinamento melhora muito a porcentagem de gordura corporal perdida, e isto deve-se à queima de calorias e ao aumento da massa muscular. Este aumento de músculo faz com que continue queimando calorias, inclusive, em repouso. Para conseguir os melhores resultados, recomenda-se começar um treinamento em circuito duas vezes por semana e depois adicionar mais duas sessões à medida que for aumentando a resistência e a força. Com um aumento gradual do peso, você conseguirá uma melhoria contínua da sua aparência física.

5

E por último, um dos benefícios mais interessantes do treinamento em circuito é que poupa tempo. É bem mais eficaz, já que é planejado e, ainda que seja feito em um tempo menor, não quer dizer que seja menos eficiente. As melhorias que você conseguir serão as mesmas que durante um exercício de mais de 50 minutos. Além disso, você pode fazer em qualquer lugar e sem material especial.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do treinamento em circuito, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.