Partilhar

Benefícios de se ir trabalhar de bicicleta

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: eleeze.com.br

Você já deve saber quais são os principais benefícios de se andar de bicicleta, não só a bicicleta mas se exercitar no geral. Por este motivo não vou me limitar a citar todos os benefícios deste esporte que você já deve saber de cor e sim tentar te convencer dos benefícios de se ir para o trabalho de bicicleta. Muita gente ainda pode achar estranho ou ter receio de deixar o carro de lado para aderir ao movimento, então, neste artigo umComo te mostra por que cada vez mais pessoas usam a bicicleta como meio de transporte e o que elas ganham com isso.

Passos a seguir:
1

Vamos começar pelo que as pessoas que habitam as grandes cidades mais procuram, tempo. À primeira vista a bicicleta pode parecer uma perda de tempo, afinal, se você tem um carro pode chegar muito mais rápido ao seu destino. Não, ao menos não para as pessoas que vivem nestes grandes centros urbanos e é para elas que este primeiro tópico se destina.

Contando com o fator trânsito o carro pode ser muito mais lento e estressante do que a bicicleta, você tem sim mais conforto mas de que adianta se é para ficar parado num congestionamento. Uma pesquisa realizada com ciclistas das grandes cidades comprovam que eles levam menos tempo para chegar ao seu destino de bicicleta do que de carro, fator que se agrava em horários de pico.

2

Outro motivo é – este que não vale apenas para as pessoas das grandes cidades – a economia de dinheiro: IPVA, troca de óleo, água, balanceamento, mecânico, funilaria, combustíveis e seguros são substituídos por um eventual pneu furado ou alguma troca de peça, que em comparação com os carros tem um custo muito baixo. Além de que, para comprar a bicicleta você precisará de um investimento muito menor.

A bicicleta também vai aliviar alguns custos futuros, que não necessariamente estão relacionados com o veículo anterior, os gastos com a saúde.

3

Agora vamos falar um pouco mais sobre um benefício emocional, que tem peso no seu cotidiano mas que por vezes é esquecido, o seu humor. Com uma redução do stress no trajeto de bicicleta para o trabalho, como por exemplo o dos semáforos que abrem e fecham com tempo suficiente para apenas uma dúzia de carros a sua frente se movimentarem.

Além da redução dessas situações desgastantes, com o exercício físico você também tem uma boa liberação de endorfinas no seu corpo, substância responsável pela felicidade e sensação de bem estar. Você perceberá a diferença no seu humor assim como as pessoas à sua volta, mudando a sua atitude e relação com as pessoas no trabalho e em casa, criando assim, um efeito borboleta de boas reformas na sua rotina.

4

Outro ponto que eu sei que vai tocar o coraçãozinho das pessoas que vivem na cidade grande é a questão da violência. Num carro você se sente mais protegido, afinal está rodeado por uma armadura ambulante de metal, e na bicicleta parece ser só você e o mundo.

Neste assunto devemos ser cuidadosos, é mais fácil assaltar uma pessoa numa bicicleta do que num carro, assim como acontece com as motos. Mas vamos pensar, uma bicicleta tem um valor muito menor do que um carro ou até mesmo uma moto, além do que, não tem como sofrer um sequestro relâmpago numa bike – por mais que seja triste ter de usar isto como argumento.

Vale lembrar que na bicicleta você tem uma visão mais aberta do que está ao seu redor, dos movimentos suspeitos. Enquanto num carro você está de certa forma dependente do tráfego para realizar uma fuga caso veja algum estranho se aproximando, na bicicleta você tem um pouco mais de liberdade. O que nos leva ao próximo ponto, as ciclovias.

5

Bom, se eu não me engano a última pesquisa que foi realizada a respeito das ciclovias de São Paulo foi a que mostrou uma rejeição de cerca de 80% pela parte dos cidadãos. Devemos tomar cuidado agora e pensar um pouco mais com a cabeça, com um pouco mais de perspectiva.

Eu sei que por hora, nem todos os trajetos estão concluídos e também não é comum vermos muitos ciclistas na ciclovia. Mas acalme-se, é normal, é novo. Dê tempo para que as pessoas se acostumem com a ideia ou apenas desistam dos seus preconceitos em relação a ela.

Eu não falei da questão ecológica da bicicleta e acredito que nem será necessário, mas vale lembrar que melhorando o ar que você respira, você melhora a saúde, não apenas sua mas de todas as pessoas que habitam a cidade. Imagine se todas aquelas pessoas que reclamam da ciclovia pois "atrapalha o tráfego dos carros" que acredito que elas são as mesmas que reclamam das faixas de ônibus, sendo que um ônibus leva até 60 pessoas para o trabalho/escola ou qualquer outro lugar que ela queira ir pegassem na sua bicicleta, nem que fosse um dia e fizessem este teste, acredito que iriam mudar um pouco de opinião, talvez não no primeiro dia mas, com um pouco de insistência, seria possível notar os benefícios por si só.

Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios de se ir trabalhar de bicicleta, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário sobre Benefícios de se ir trabalhar de bicicleta

Imagem: eleeze.com.br

Voltar ao topo da página