
No yoga, uma das posturas de descanso é chamada Balasana. Em sânscrito, o significado de bala é “criança” e o de asana é “postura”. Portanto, a tradução de Balasana é “a postura da criança”. De fato, lembra os bebês que se deitam de barriga para baixo, apoiando a cabeça no chão e com os joelhos dobrados.
Balasana é uma posição de yoga muito fácil de fazer e adaptável a todos os níveis, salvo exceções. Sua prática ajuda a relaxar toda a coluna, dos ombros até a região lombar, algo que é sempre importante, mas ainda mais quando essa área do corpo é sobrecarregada com posturas invertidas, por exemplo.
Para saber mais sobre Balasana ou postura da criança no yoga, seus benefícios e como fazê-la para relaxar, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
Benefícios da Balasana ou postura da criança no yoga
Apesar de ser uma postura bastante simples, muitas vezes não se valorizam os benefícios físicos e mentais que a Balasana proporciona. São os seguintes:
- Alívio das dores na região lombar. A Balasana ajudará a alongar os músculos de toda a região das costas e ombros, mas acima de tudo é muito útil para a região lombar. Se você sentir dores na região lombar e elas não forem muito intensas, fazer esta postura pode ajudar a aliviá-las.
- Ajuda em momentos de ansiedade ou estresse. Você pode praticar esta postura se se sentir muito cansado, fatigado ou com dor de cabeça. No umCOMO, também recomendamos fazer Balasana antes de ir para a cama se você tiver dificuldade para dormir.
- Trata-se de uma postura de descanso no yoga. As asanas de relaxamento e descanso, assim como as contraposturas, são fundamentais, pois ajudam a recuperar o equilíbrio do corpo após um trabalho intenso em uma área específica do corpo. Esta postura é muito relaxante e é especialmente indicada após a prática de posturas invertidas de yoga, por exemplo, Pincha mayurasana ou postura da pena do pavão, ou Sirsasana, postura invertida.
Além disso, se você praticar Balasana com frequência, notará os benefícios que o yoga traz em geral. Nesta outra postagem, falamos sobre os tipos de yoga.
Como fazer a Balasana passo a passo para relaxar e alongar
Quer fazer a Balasana corretamente para obter todos os seus benefícios? Siga este passo a passo e você conseguirá:
- Para fazer a postura da criança, primeiro você deve se ajoelhar. Ambos os joelhos devem estar na altura da largura dos quadris, ou seja, nem mais afastados nem mais juntos.
- Junte os polegares dos pés e sente-se sobre os calcanhares, mantendo as costas bem retas.
- Expire e, progressivamente, abaixe e curve as costas até apoiar o peito sobre os joelhos. Sua testa deve tocar o chão.
- Por fim, coloque os braços paralelos ao corpo, com as palmas das mãos voltadas para cima.
Por ser uma postura de descanso, você pode fazer a Balasana pelo tempo que quiser, mas o mais recomendável é manter a postura entre cinco e dez respirações. Você pode fazê-la no final da sua prática ou entre diferentes posturas se sentir que seu corpo está pedindo um momento de alongamento ou relaxamento, especialmente após as asanas de extensão (backbending) como contrapostura para que a região lombar se suavize.

Variantes da postura da criança ou Balasana
Balasana com as pernas abertas: esta variante é recomendada para quem não quer apoiar o peito e a barriga contra os joelhos. Também é boa para mulheres grávidas. Se for o seu caso, no umCOMO recomendamos que adapte a sua prática ao yoga pré-natal.
- Balasana com os braços para os lados ou para a frente: será boa para você se tiver trabalhado muito os braços e os ombros. Ajudará a relaxar a zona e também serve como alongamento do tronco.
- Balasana com bolster: um bolster é uma almofada específica para a prática de yoga restaurativo. Fazer isso com a ajuda de um suporte irá ajudá-lo a manter esta asana por mais tempo. Coloque o bolster entre as pernas e relaxe a bochecha ou a testa sobre ele. Se você não tiver um bolster, pode usar outro material de yoga, como cobertores, almofadas ou blocos de yoga.

Contraindicações da Balasana ou postura da criança
Apesar dos seus grandes benefícios, a prática da Balasana ou postura da criança é contraindicada nos seguintes casos:
- Mulheres grávidas: é recomendável separar as pernas para não pressionar a barriga contra os joelhos. Se for o seu caso, siga este conselho e as instruções específicas que receber numa aula de yoga para grávidas.
- Joelhos lesionados: em caso de lesões graves nos joelhos, consulte seu professor antes de fazer Balasana.
- Dores nas costas: se você sofre de dores leves nas costas, pode fazer Balasana, mas se forem intensas, é melhor consultar seu professor de yoga. Para não forçar os ombros, você deve apoiar o peito e a cabeça em um almofadão, manta ou bloco. Você também pode cruzar os braços sob a cabeça.
Agora que você conhece melhor os benefícios da postura Balasana ou postura da criança e como fazê-la, recomendamos este outro post sobre Como praticar yoga sozinho.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Balasana ou postura da criança no yoga: benefícios e como fazê-la para relaxar, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.