As provas de Atletismo mais comuns

As provas de Atletismo mais comuns

A história do Atletismo como disciplina esportiva pode ser tão antiga como nossa própria existência. Desde o princípio dos tempos, os homens já corriam atrás de suas presas tratando de caçá-las, e aquele que fosse mais rápido, forte e com melhor pontaria, convertia-se no líder do grupo. Desde então, a trajetória deste esporte internacional tem evoluído, desde os primeiros Jogos Olímpicos na Olímpia do ano 1222 a.C. até a atualidade, em umComo.com.br ensinamos quais são as principais provas de atletismo do século XXI.

Provas ou corridas de velocidade

As corridas ou provas de velocidade constituem uma das provas mais representativas do atletismo, onde um indivíduo/corredor percorre uma distância predeterminada no menor tempo possível. O corredor posiciona-se em uma rua ou pista (é proibido invadir a pista dos demais atletas) e, depois do disparo que dá início à competição, correm desde a largada para conseguir a melhor marca dentre todos os participantes. O impulso deve ser tão explosivo que é muito importante que o velocista faça um bom exercício de aquecimento e treine sua estratégia de saída.

As diferentes variedades de provas de velocidade incluem os 100, 200 e 400 metros lisos.

Corridas com barreiras

Como nas provas de velocidade, o objetivo do atleta é fazer o percurso no menor tempo possível, mas desta vez deve saltar dez barreiras durante a corrida. Neste tipo de exercício, além da velocidade é muito importante a flexibilidade e a coordenação do esportista.

Existem as corridas de 110 m com barreias (masculino), onde as barreias atingem 106,7 cm; os 100 m com barreias (feminino), em que a barreira mede 84 cm; e por último os 400 m com barreias, onde correm tanto homens como mulheres, e é a corrida com maior percurso nesta categoria.

Corridas de fundo e meio fundo

No caso deste tipo de prova, a qualidade mais exigida de seus participantes é a resistência. As corridas de meio fundo incluem os 800 e os 1500 m lisos, e a diferença em relação às corridas de velocidade é que, a partir de um determinado momento, existe a rua livre, isto é, que o corredor pode sair de sua pista e avançar por onde queira.

As corridas de fundo compreendem distâncias de 5000 e 10.000 m lisos, além da Maratona, de 42, 195 km que é corrida fora do recinto esportivo (em rota).

Corridas de revezamentos

É a única prova de atletismo que se realiza por equipes. Nas duas variedades, os 4x100 metros e os 4x400 metros, há quatro corredores que devem passar um bastão um ao outro, correndo sempre na mesma pista. Não é necessário dizer que entre as qualidades destes participantes, além da velocidade, está a coordenação.

Corridas de obstáculos

A mais conhecida é a dos 3000 metros, e durante esta prova, os corredores, individualmente, terão de saltar barreiras e superar uma vala com água.

Marcha

A curiosidade desta corrida se comparada com outras provas de velocidade, é que o corredor não pode levantar os dois pés do solo ao mesmo tempo, isto é, sempre deve ter um pé sobre o solo. Daí, o estranho movimento dos quadris que observamos durante a competição. Trata-se de atletas com grande capacidade de resistência e sentido de ritmo. As distâncias a percorrer são de 20 e 50 kms para homem, e de 20 kms para mulheres.

Salto em altura

A partir do objetivo de cobrir uma distância no menor tempo possível passamos ao objetivo de conseguir a maior altura possível. Nesta prova, o saltador contará com três tentativas para superar uma barra horizontal ou sarrafo na altura máxima suspendida sobre dois suportes verticais.

Salto com vara

O objetivo do atleta é o de saltar acima de um sarrafo, situado à altura máxima (cerca de 5 metros), ajudado por uma vara. Ele parte de uma linha de fundo e, correndo para o lugar onde o sarrafo é levantado, finca a vara no solo e com essa ação dá um impulso para superar o obstáculo.

Salto de longitude e Salto triplo

Neste caso, o saltador terá de cobrir com seu salto a distância máxima possível (distância, não altura). Para isso, tomará impulso com uma pequena corrida antes de saltar com os pés à frente sobre uma superfície de terra desde a linha de saída. O salto é medido desde essa marca de saída até a impressão mais próxima que o atleta deixa na areia com qualquer parte de seu corpo, dispondo de 3 tentativas para melhorar sua marca.

No caso do salto triplo, o objetivo do atleta é o de cobrir a máxima distância possível com três saltos consecutivos, por isso o saltador precisará de uma incrível força nas pernas para conseguir o impulso quando parado.

Impulso de bala e lançamentos de martelo, dardo e disco

Estas são as chamadas provas de força, em que o lançador terá de projetar os diferentes objetos até o ponto de impacto mais afastado possível.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As provas de Atletismo mais comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.