A musculação acaba com a flacidez?

A musculação acaba com a flacidez?

Todos nós já ficamos olhando para o nosso corpo e notando uma pele mais flácida aqui, outra mais abaixo. Mesmo fazendo força o músculo não fica duro e é maleável. Essa flacidez é normal para pessoas que não se exercitam diariamente. Para saber se a musculação acaba com a flacidez basta continuar a ler o que umComo preparou para você.

Eu e o espelho temos uma relação amor-ódio. Sempre que vou na academia nós nos amamos, quando falho nos odiamos. Isso porque em vez de continuar a trabalhar no duro, acabo por fugir e depois me penitencio por continuar a ver aquela flacidez na barriga e nos braços. Essa flacidez é falta de tonificação muscular, pele solta e acumulação de gordura. Nas mulheres geralmente o problema é a celulite e as estrias. Pessoal há uma solução, exercício.

Causas da Flacidez

Antes de passarmos ao cerne da questão é preciso perceber o motivo de estarmos flácidos, e existem algumas razões para isso:

  • Envelhecimento (com a idade fica mais difícil para o nosso corpo continuar tonificado e elástico)
  • Pobre alimentação (excesso de calorias, falta de nutrientes bons para o corpo, excesso de açúcar)
  • Sedentarismo (ficar sentado no sofá não vai ajudar)
  • Gravidez (o corpo passa por muitas alterações e é normal haver flacidez)
  • Excesso de sol (demasiada exposição ao sol danifica a pele, que perde a capacidade elástica)
  • Genética (dependendo do historial familiar existe mais probabilidades de sofrer de flacidez)
  • Excesso de Peso (a obesidade leva a que a pele estique demasiado, ocorrendo as estrias, e o acumular de gordura aumenta a flacidez)

Com o tempo vamos perdendo a capacidade elástica da pele, porque perdemos colágeno e água, os maiores responsáveis pela elasticidade. No entanto existem maneiras de diminuir e evitar os efeitos da flacidez.

Evitando a Flacidez

Um dos maiores problemas nas mulheres é a celulite, e aqui no umComo já demos algumas informações para a combater. Mas a flacidez não provoca apenas celulite nas pernas, ela ocorre em quase todo o nosso corpo. E existem várias formas de a combater:

  • Alimentação - procure ter uma alimentação saudável, equilibrada com verduras, proteínas magras, fruta, legumes, alimentos com capacidades antioxidantes (travar o envelhecimento da pele) e com colágeno (responsável pela elasticidade da pele).
  • Fuja do excesso de sol - demasiada exposição solar danifica o colágeno existente na pele, sendo uma proteína produzida pelo nosso corpo, ao longo do tempo vai perdendo capacidade regenerativa, e o excesso de sol acelera esse processo.
  • Evite banho quente - a água quente desidrata a pele, o que contribui para a aparência flácida. A água fria é melhor porque hidrata e tonifica, além de melhorar a circulação.
  • Musculação - tonifica o músculo, ajudando a elasticidade da pele, diminui o volume da pessoa.

Musculação realmente acaba com a flacidez

Sim, é verdade a musculação realmente ajuda a acabar com a flacidez, juntamente com outros hábitos saudáveis, nomeadamente a alimentação equilibrada. Porque a musculação é tão importante? Bem por vários motivos:

  • Fortalece e tonifica a pele
  • Previne o abatimento das fibras musculares e a pele
  • Exercícios localizados para diferentes zonas do corpo com flacidez
  • Exercício regular diminui o volume corporal
  • Torna o músculo mais denso e forte
  • Perde gordura

É sempre importante consultar um profissional para que possa dar os melhores conselhos e exercícios para reduzir a flacidez. Consulte o seu médico nutricionista para uma alimentação saudável e equilibrada, e um personal trainer para que ele faça um programa evolutivo, começando com exercícios mais simples e ficando mais complexo ao longo do tempo.

Juntamente com a musculação devemos fazer exercícios aeróbicos (caminhada, natação, bicicleta), dessa forma irá aumentar e fortalecer a sua capacidade cardiorrespiratória, levando os nutrientes mais facilmente às várias partes do seu corpo. Além disso ajuda na queima da gordura.

Outros Comportamentos

Proíba o cigarro a si mesmo, deixe circular mais oxigênio no seu organismo, permita à pele respirar. Por cada cigarro que consome está aumentando as rugas e a flacidez da pele.

Dê uma ajuda ao seu trabalho muscular através de massagens modeladoras e/ou uma drenagem linfática. Eliminando toxinas, combatendo a gordura localizada entre outros aspectos benéficos à saúde.

Beba muita água, com exercício ainda mais. E coma gelatina, daquela sem açúcar. Contém uma boa quantidade de colágeno, e reduz aquele apetite por doces.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A musculação acaba com a flacidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.