Outros Futebol

Quanto pesa uma bola de futebol

Quanto pesa uma bola de futebol

Você já se perguntou quanto pesa uma bola de futebol? Evidentemente, que o peso dependerá do tamanho e pressão da bola, mas quando se trata de competições oficiais, é necessário que o peso esteja entre os valores determinados como regulamentares. Assim, em umComo, queremos tirar a sua dúvida e explicamos com detalhes quanto pesa uma bola de futebol.

Também lhe pode interessar: Quanto mede a trave de futebol

Índice

  1. Qual é a origem da bola de futebol?
  2. Quanto pesa uma bola de futebol?
  3. Quanto mede uma bola de futebol?

Qual é a origem da bola de futebol?

Os esportes com bola não foram criados recentemente, desde a antiguidade todos os povos têm praticado esportes e jogos com bolas. Desde os gregos e as civilizações pré-colombianas até o esporte regulamentado de hoje em dia, passando pelas culturas chinesas onde começou a tomar a forma mais similar à que conhecemos hoje em dia.

Por conseguinte, foi na década de 70 que houve um aumento da fabricação das bolas de couro com desenho de hexágonos brancos e pretos e dimensões padronizadas. No entanto, vale referir que nos dias atuais também se utilizam e admitem bolas com outros desenhos e outras cores, por exemplo, quando há partidas com condições meteorológicas adversas, como a neve, que dificultam a visibilidade da bola no terreno do jogo.

Quanto pesa uma bola de futebol - Qual é a origem da bola de futebol?

Quanto pesa uma bola de futebol?

Deste modo, como instituição máxima das federações de futebol, a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) estabeleceu um peso determinado para as bolas de futebol utilizadas nas competições oficiais de todo mundo.

Assim, antes de começar a partida, a bola regulamentar de futebol deve pesar entre 410 e 450 gramas, com ambos os valores incluídos.

Quanto pesa uma bola de futebol - Quanto pesa uma bola de futebol?

Quanto mede uma bola de futebol?

Além disso, o tamanho da bola também é regulado pela FIFA, devendo o perímetro da bola medir entre 68 e 70 centímetros, e contar com uma pressão ao nível do mar com um valor entre 0'6 e 1'1 atmosferas, ou seja, entre 600 e 1.100 g/cm².

Se a bola cumpre com os regulamentos determinados pelo organismo regulador do futebol federado, são definidos ainda três níveis de qualidade diferentes que são:

  • Ser aprovada pela FIFA.
  • Ser inspecionada pela federação.
  • A bola deve ser de padrão internacional.

As bolas utilizadas nas competições oficiais devem incluir no mínimo um destes três selos de garantia para serem regulamentares.

Quanto pesa uma bola de futebol - Quanto mede uma bola de futebol?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto pesa uma bola de futebol, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Joaquim
muito bom
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Joaquim! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
1 de 4
Quanto pesa uma bola de futebol