Sacar no vôleibol

Como sacar por cima no vôlei

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como sacar por cima no vôlei

O saque por cima, também conhecido como saque tipo tênis, é o primeiro ataque do jogo de voleibol. É caracterizado pelo ato de enviar a bola da área de saque para a quadra do adversário com um golpe de braço. O saque é feito pelo jogador na posição 1 e deve ser feita com a bola solta, passando por cima da rede e iniciando o jogo ofensivo. É um movimento mais potente que o saque por baixo pois dá um impacto maior à bola, dificultando a recepção adversária. Existem três tipos de saque por cima: o saque por cima simples, o saque por cima com efeito e o saque por cima com viagem. Para conhecer os três tipos e saber como praticá-los, continue lendo esse artigo do umComo e saiba como sacar por cima no vôlei.

Também lhe pode interessar: Os toques no vôlei

Índice

  1. Saque por cima
  2. Saque por cima com efeito
  3. Saque por cima com viagem
  4. Saiba mais

Saque por cima

Para sacar por cima no vôlei de forma simples, siga os seguintes passos:

  1. Comece por afastar os pés à largura dos ombros, colocando um à frente e outro atrás. O corpo e os pés devem ficar virados para a direção do saque, colocando todo o peso no pé de trás.
  2. Coloque o braço do lado do pé que está à frente de forma a ficar perpendicular ao seu corpo, segurando a bola com a mão mais fraca. A mão dominante é necessária para enviar a bola com força.
  3. Use a mão mais fraca para levantar a bola acima da sua cabeça em cerca de 40 cm. Solte a bola quando o braço estiver completamente estendido. Jogue-a para cima, perpendicularmente ao chão.
  4. Traga o cotovelo dominante atrás, mantendo-o atrás da orelha até bater na bola.
  5. No momento em que a bola atingir o seu nível mais alto, mova o braço para a frente de forma a atingi-la. Mover o seu corpo e transferir o peso ajuda a aumentar a força do saque.
  6. A bola deve ser batida com a mão aberta, usando a palma.
Como sacar por cima no vôlei - Saque por cima

Saque por cima com efeito

Se quer saber como sacar por cima com efeito, confira essas etapas:

  1. Novamente, comece por posicionar os pés à largura dos ombros, deixando um à frente e outro atrás. Coloque todo o seu peso no pé de trás, inclinando um pouco o corpo para a frente.
  2. Coloque o braço de forma perpendicular à sua frente, segurando a bola.
  3. Traga o seu braço dominante à altura dos olhos, apontando o cotovelo para trás.
  4. Jogue a bola ao ar, fazendo com que se eleve pelo menos 45 cm. Não a jogue demasiado alto para evitar errar.
  5. Puxe o braço dominante para trás e lance o braço à frente para atingir a bola. Ao invés do lançamento simples, procure dar uma cortada para baixo com a mão aberta. Durante o movimento, você deve virar o corpo de forma a que o ombro do lado do braço dominante fique ao contrário da bola.
  6. A munheca deve virar completamente de maneira a que os dedos fiquem virados para o chão na hora de empurrar a bola. O peso deve estar no pé da frente no final do movimento.
Como sacar por cima no vôlei - Saque por cima com efeito

Saque por cima com viagem

O saque por cima com viagem é o saque mais avançado de todos. Confira como fazer:

  1. Posicione-se longe da linha de saque, com os pés à largura dos ombros e a pena do lado mais fraco um pouco mais à frente que a dominante. Como você terá de dar alguns passos para a frente, procure manter uma postura confortável.
  2. Segure a bola em sua mão mais fraca e dê dois passos rápidos para a frente, começando com o pé esquerdo e procurando não se desequilibrar.
  3. Ao terceiro passo, jogue a bola para a cima com a mão mais fraca a cerca de 30 cm. Ela deve subir em linha reta na sua frente e ligeiramente para a frente.
  4. Pule para o alto e para a frente, trazendo o braço dominante com o cotovelo atrás da orelha para trás. Use a força do movimento para impulsionar o seu corpo e bater na bola.
  5. Bata a bola empurrando a bola para a frente com a palma aberta ou use a técnica da cortada para colocar a bola na quadra adversária.
Como sacar por cima no vôlei - Saque por cima com viagem

Saiba mais

Agora que já sabe como sacar por cima no vôlei, dê uma olhada nesses artigos e saiba mais sobre a prática esportiva:

Os toques no vôlei

Como jogar vôlei de praia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como sacar por cima no vôlei, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Giovanna
eu amei , virou um dos meus sites favoritos. agora já sei como sacar muito bem. Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
1 de 4
Como sacar por cima no vôlei