Exercícios abdominais

Como fazer abdominais isométricos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer abdominais isométricos

Quer aprender a fazer abdominais isométricos? Então continue lendo porque com estes exercícios reduzirá gordura e trabalhará o transverso abdominal, que é o músculo mais profundo e complexo de exercitar. As contrações isométricas, ou sem movimento, realizam-se para manter uma postura estática durante um tempo aumentando o esforço. Em umComo.com.br vamos explicar para você como fazer abdominais isométricos.

Também lhe pode interessar: Como fazer abdominais superiores

Passos a seguir:

1

O exercício de abdominais isométricos por excelência é a prancha. Tem que ficar de bruços sobre uma superfície cômoda e a seguir esticar as pernas. Depois terá que se separar do solo, apoiando os cotovelos e com as pontas dos pés levantar-se um pouco. Todo o corpo deve ficar alinhado e deve ter especial atenção ao quadril para que esteja reto. Deve ficar olhando para o solo para não danificar a zona cervical.

Uma vez conseguida a postura correta, deve aguentar assim, tente relaxar os ombros e os braços. Para os iniciantes, recomenda-se manter esta posição durante uns 20 segundos, conforme vá se fortalecendo, poderá aumentar a duração.

Em umComo contamos para você de forma detalhada como fazer o exercício de prancha.

Como fazer abdominais isométricos - Passo 1
2

Outra variante de abdominal isométrica e que admite muito mais intensidade é eliminando pontos de apoio. Se no exercício anterior tínhamos os cotovelos apoiados no solo, para aumentar a dificuldade do exercício vamos apoiar só com um braço.

Fique de lado, apoie um braço bem esticado sobre o solo, e a seguir levante todo o corpo criando uma diagonal, depois levante o braço livre e estique-o. Deve olhar para o braço que está levantado, e tentar aguentar a posição pelo menos uns 20 segundos, lembre-se que a musculatura deve estar forte, e a postura firme. Depois, terá que mudar de lado e levantar o braço contrário.

Como fazer abdominais isométricos - Passo 2
Imagem: chicasconestilo.com
3

Vamos realizar outra variante da prancha que inclui uma certa variação para aumentar a intensidade dos isométricos. Parece-se um pouco com o exercício da prancha, mas os passos são um pouco diferentes.

Deve pegar na bola de fitness, colocar o acessório à altura da pélvis, apoiar o seu corpo, e caminhar para a frente com seus braços. Quando a bola ficar por baixo das suas pernas, certifique-se que a postura adotada é totalmente reta e horizontal.

Deve manter essa posição com se fizesse flexões durante 1 minuto. Com este tipo de exercício, ao adicionar um objeto de volume sobre o qual se possa apoiar, e por ser algo instável, estará a aumentar a intensidade do exercício e potencializando seus efeitos sobre os seus músculos. Se quer ir mais além, flexione os cotovelos e baixe o peito realizando 15 repetições.

Como fazer abdominais isométricos - Passo 3
Imagem: blog.intersport.es
4

São exercícios de alto esforço e impacto e durante os mesmos a musculatura está trabalhando. Como é um exercício muito intenso, queima-se uma maior quantidade de gordura e conseguirá a barriga lisa que tanto deseja. Além disso, com os abdominais isométricos trabalha-se também as pernas, nádegas, lombar, braços e ombros.

São exercícios muito simples de fazer e muito completos, mas não costumam ser indicados a pessoas com hipertensão, já que ao manter durante um tempo a posição acumula-se tensão arterial na musculatura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer abdominais isométricos, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: chicasconestilo.com
Imagem: blog.intersport.es
1 de 4
Como fazer abdominais isométricos