Exercícios para a extensão do joelho

Quais são os melhores exercícios para fortalecer os joelhos

Quais são os melhores exercícios para fortalecer os joelhos
Imagem: menshealth.es

A lesão de joelho é uma das mais temidas pelas pessoas que praticam esporte, pois além de ser incapacitante pode chegar a ser crônica. Esta parte do nosso corpo é a que costuma receber todos os impactos quando fazemos atividade física, por isso é muito importante que reforcemos ela, trabalhando os músculos à volta da articulação. Em umComo.com.br explicamos quais são os melhores exercícios para fortalecer os joelhos.

Passos a seguir:
1

Para proteger os joelhos, temos que trabalhar os músculos à volta destas articulações, ou seja, o vasto interno, o reto anterior e o adutor magno dos quadríceps, acima do joelho; e o tibial anterior, na parte inferior.

2

Os clássicos agachamentos, além de ter outros benefícios, ajudam a fortalecer os joelhos. Para os fazer, ficamos de pé com as costas retas e os braços esticados ao longo do nosso corpo. De seguida, flexionamos os joelhos como se fôssemos sentar no chão, mas sem chegar a fazê-lo. Mantemos a posição alguns segundos e voltamos à posição inicial.

3

As flexões inferiores também são muito adequadas para fortalecer os joelhos. Para fazer este exercício temos que nos deitar no chão sobre uma esteira. De seguida, dobramos uma perna e tentamos aproximá-la o máximo possível do peito e mantemos a postura. Repetimos dez vezes e fazemos, a seguir, a mesma atividade com a outra perna.

4

O seguinte exercício é um pouco mais complicado e requer boa forma física. Por isso, apesar de poder ser feito com peso, carregando alteres, é preferível iniciá-lo sem nada e usá-los em um nível mais avançado.

De pé, colocamos a perna esquerda para trás o máximo possível. A perna direita deve ser dobrada também, mas de forma que o joelho não fique mais para a frente do que a ponta do pé. Depois de bem posicionado, trabalhamos com a perna esquerda, que temos atrás, dobrando e esticando-a dez vezes, com movimentos lentos. Depois, repetimos o exercício colocando a perna direita para trás.

Quando já dominarmos esta atividade para fortalecer os joelhos, poderemos começar a fazê-la com peso, com a ajuda dos alteres.

5

Fazendo este exercício uma vez por semana, os joelhos estarão fortes e preparados para receber os impactos da nossa atividade física.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os melhores exercícios para fortalecer os joelhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Marcela Lang
Achei muito interessante e vou praticar com mais frequência
A sua avaliação:
myrian couto
sou estudante de educação física e desejo me aprofundar mais sobre o assunto.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Myrian! Nesse link encontrará mais artigos sobre condições dos joelhos: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=joelhos
Sayonra
Faço caminhadas na rua por 1hora seis vezes por semana e corro por 20 min intercalando com caminhada, e sinto dores no joelho. Onde estou errando?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sayonra, você faz o aquecimento e alongamento corretamente? Sofre de algum problema no joelho?
RENATO RODOLPHO
Boa noite, Comecei a treinar corrida de rua por volta de 3 semanas, estou fazendo 5 km em 32 min, nessa semana comecei a treinar séries para tentar reduzir o meu tempo e com isso começou a dor meu joelho. Será que estou forçando muito (treino de 5 a 6 vezes por semana depois do trabalho) ou somente devo fazer um fortalecimento?
Marcos Gonçalves de Souza
Porque o joelho incha sem nem um tipo de lesão.
Marcella
Obrigadíssima!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcela, obrigada nós pela sua visita e comentário! :)
Drica
ola, eu tive uma paralesia dos membros inferiores, pelo que o medico disse foi devido ao sistema nervoso. Isso aconteceu a cinco anos atras. Felizmente ja to curado, gracas a fisioterapia, durou um semestre. Ando perfeitamente, so nao consigo calcar salto. Gostaria de algumas dicas que fortaleca os meus joelhos, p me ajudar a usar sapatos de salto.
Simone Aparecida da Silva Souza
Bom dia,comecei a andar e depois a correr mas agora meus joelhos doem,mas desde que comecei perdi 5 quilos e adorei a correr quero muito continuar fui ao médico ele pediu para parar e usar um tenis com amortecedor em gel ,mas só depois que a dor parar .O que faço?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Simone, você deve seguir as indicações do seu médico. Quando a dor parar, então aí pode continuar com as suas corridas. Entretanto o melhor é comprar uns tênis indicados para corrida, o amortecimento em gel é sem dúvida muito bom. A Asics, por exemplo, é uma marca que tênis com amortecimento em gel e que são ótimos na minha opinião. Obrigada e continue nos acompanhando :)
fabio
tenho 33 anos e lesionei o joelho (medial), diagnosticaram condropatia II, e derrame articular como fortalecer o joelho? com que sequencias; repetiçoes a cada exercicio e diariamente? um abraço e obrigado!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabio, o melhor no seu caso é se informar junto do seu médico quais os melhores exercícios para fortalecer o seu joelho. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras :)
Imagem: menshealth.es
Quais são os melhores exercícios para fortalecer os joelhos