Outros exercícios cardiovasculares e corrida

Quais os benefícios de correr na praia

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Quais os benefícios de correr na praia

Começar a correr pode ser bastante difícil, pois é preciso muita força de vontade e motivação. Mas, lembre-se que praticar esporte faz bem à saúde, ao humor e ao corpo! Se mesmo pensando nestes benefícios, não consegue sair de casa para correr, imagine tudo isso em um cenário de tirar o fôlego. Correr na praia tem vários benefícios, para além de ser uma motivação para sair de casa. Se já tem o hábito de correr ou pretende começar, em umComo explicamos-lhe quais os benefícios de correr na praia e quais os cuidados a ter em conta para evitar lesões.

 

Também lhe pode interessar: Como aprender a gostar de correr

Passos a seguir:

1

A areia traz muitos benefícios para o seu treino, pois contribui para a estabilidade das articulações e o fortalecimento dos músculos inferiores. Você consegue isso não só correndo, mas também saltando ou fazendo deslocamentos laterais na areia.

2

Correr na praia gera menos impacto sobre as articulações, do que correr no asfalto, por isso você pode progredir mais rapidamente no seu treino sem prejudicar ossos e articulações. No entanto, correr na areia exige uma maior força muscular, no momento de tirar o pé da areia ou no momento do impulso.

 

Quais os benefícios de correr na praia - Passo 2
3

Se você correr à beira mar, onde a areia é mais firme, sempre em piso plano você conseguirá fortalecer os músculos das coxas e pernas. Para além disso, a corrida na praia auxilia bastante no emagrecimento.

Quais os benefícios de correr na praia - Passo 3
Imagem: clubkhishigten.blogspot.pt
4

Então os benefícios associados à corrida na praia são força, agilidade e equilíbrio. O esforço neste tipo de piso é maior, logo você vai conseguir uma melhor preparação física e maior resistência, no entanto vai estar mais sujeito a lesões. A areia é o piso que gera mais lesões devido ao desnivelamento. Este tipo de piso é instável e força os joelhos e quadril. Para além disso, por não ser um terreno plano faz com que o praticante sobrecarregue o peso do corpo em apenas um dos lados. Por isso, correr na areia só é indicado para trajetos curtos.

 

Quais os benefícios de correr na praia - Passo 4
5

Correr na areia dura, junto à beira mar, é similar ao correr no asfalto. No entanto, onde há este tipo de areia existe uma grande inclinação no terreno, o que não é nada benéfico para a coluna vertebral do corredor. Se correr na areia fofa, haverá um menor impacto articular e um maior desiquilíbrio. Para quem tiver já a musculatura forte, o risco de lesões na areia fofa é menor.

6

Na areia fofa é recomendável correr descalço, pois assim vai conseguir fortalecer a musculatura dos pés. Já na areia dura é recomendável correr calçado, com uns tênis que amorteçam o impacto. Se correr descalço, evite as horas de maior calor, pois a areia também estará mais quente nessas horas. Para além disso, tenha em atenção ao lixo que possa aparecer na areia.

 

Quais os benefícios de correr na praia - Passo 6
7

Quando sair para correr na praia não se esqueça de aplicar protetor solar e de escolher as horas de menos calor, antes das 10h e depois das 16h. Não se esqueça de alongar antes e depois de correr, assim também evitará lesões.

 

Quais os benefícios de correr na praia - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios de correr na praia, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos

  • Se tiver o tendão do pé lesionado, correr na praia apenas piorará a lesão.
  • Antes de ir correr na praia, fale com um profissional. Ele irá avaliá-lo e irá determinar qual é o melhor piso para você correr.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: clubkhishigten.blogspot.pt
1 de 6
Quais os benefícios de correr na praia