Esportes extremos

Os melhores esportes de contato

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 18 setembro 2018
Os melhores esportes de contato
Imagem: recursosparaeldeporte.blogspot.com

A primeira questão que nos pode vir à cabeça na hora de falar dos esportes de contato é, precisamente, que disciplina pretendemos abarcar com esta definição. Neste caso, com esportes de contacto falamos daqueles esportes que procuram o confronto físico entre os seus oponentes. Com esta premissa em mente, vamos analisar neste artigo de umComo quais são os melhores esportes de contato mais praticados dentro das disciplinas das artes marciais, os esportes de combate ou de defesa pessoal.

Também lhe pode interessar: Esportes estranhos

Índice

  1. Karatê
  2. Taekwondo
  3. Boxe
  4. Full Contact
  5. Outros esportes de contato

Karatê

O Karatê-do, que em japonês significa "o caminho da mão vazia", é, sem sombra para dúvidas, a arte marcial com maior presença. Procedente da Ilha de Okinawa, é uma disciplina em que se combinam os combates onde se trocam golpes de punhos e pontapés, e a execução individual e coreografada de uma combinação entre golpes e bloqueios que conhecemos como Kata.

O karateca veste-se com umas calças e uma jaqueta branca, que se prende com um cinturão ou obi, cujo a cor indica o nível de aprendizagem do esportista tendo em conta a seguinte escala cromática (o branco para os principiantes e o negro para os mestres): branco-amarelo-laranja-verde-azul-marrom-negro.

Taekwondo

O Taekwondo é uma arte marcial de origem coreana que combina o combate com técnicas de auto-defesa. Uma das suas principais características, que o distingue do karatê ou outras disciplinas semelhantes, é o protagonismo que adquirem os golpes de pernas ou pontapés, que no taekwondo são extremamente rápidos, altos e precisos. Quem pratica este esporte usa uma indumentária parecida à dos karatecas, incluindo a escala de cores dos seus cinturões.

Boxe

A origem do boxe como disciplina esportiva tem as suas origens nos finais do século XVIII. Trata-se de um esporte de combate em que dois oponentes ou pugilistas se enfrentam em um espaço delimitado, o ringue, usando a única parte do corpo permitida: os punhos, sempre protegidos por umas luvas especiais. O boxeador só poderá atacar o seu adversário da cintura para cima e o seu objetivo é conseguir um K.O.

Os combates dividem-se em vários espaços delimitados por tempo chamados de assaltos ou rounds, cujo número depende da categoria dos boxeadores, classificados segundo o seu peso.

Full Contact

Aparece pela primeira vez nos Estados Unidos nos anos 60 e é um esporte de combate semelhante ao boxe mas em que também são permitidos pontapés ou outras técnicas semelhantes caraterísticas de artes marciais como o karatê ou Jiu-Jitsu, um dos esportes de combate mais praticados e com melhores resultados no Brasil.

Tal como no boxe, pratica-se dentro de um ringue e o objetivo do praticante é deixar o seu adversário fora de combate, algo que se consegue quando este não se consegue levantar do tapete.

Outros esportes de contato

Além destes quatro, existem uma infinidade de esportes de contacto, artes marciais e outras disciplinas, cujo a origem é maioritariamente asiática. Entre eles, destacamos o Kick Boxing, o Judo, o Muay Thai, o Jiu-Jitsu. Não podemos deixar de fazer um especial destaque para o esporte de contato coletivo por excelência, o Rugby, este esporte é um esporte de contato coletivo, em que o objetivo é coletivo, existindo contato entre duas equipas adversárias.

Sugestão: Quais são os esportes que ajudam no crescimento

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores esportes de contato, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: recursosparaeldeporte.blogspot.com
Os melhores esportes de contato