Treinamento de força

Como treinar circuito na academia

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 2 julho 2019
Como treinar circuito na academia
Imagem: academia24horas.com.br

Reunir em um mesmo treinamento exercícios aeróbicos e anaeróbicos é extremamente eficiente para quem deseja perder peso. Para saber como treinar circuito na academia veja as dicas do umComo.com.br sobre as atividades mais eficientes e quais as principais vantagens desse tipo de treino.

Também lhe pode interessar: Com que frequência devo ir a academia
Passos a seguir:
1

Embora seja os exercícios aeróbicos que levam a fama por queimar mais calorias, a verdade é que os exercícios de força, chamados ainda de neuromusculares ou anaeróbicos, também são eficientes para quem deseja emagrecer. Por isso, combiná-los é a receita perfeita para trabalhar diferentes partes do corpo, perder peso, desenvolver músculos e ficar em forma. Para tanto, é possível treinar circuito na academia, sendo que esse tipo de treino consiste em realizar diferentes exercícios intensos, um após o outro, os quais são chamados de estações.

Como treinar circuito na academia - Passo 1
Imagem: healthworks.eu
2

Pode haver descanso entre uma estação e outra ou somente entre ciclos, ou seja, depois que o circuito se completa. Os exercícios escolhidos e as repetições são definidos de acordo com os objetivos dos atletas que integram o grupo, já que essa modalidade costuma ser feita com várias pessoas. Embora um de seus diferenciais seja reunir exercícios de força e aeróbicos, o circuito pode ser todo para queima de calorias apenas ou só para desenvolvimento da força.

Veja no nosso artigo como montar treino circuito.

3

A questão é que o treinamento em circuito bem puxado pode exigir até 18 horas para que o corpo retorne ao seu estado anterior, sendo que esse metabolismo mais acelerado por um tempo maior é o responsável pelo maior gasto de calorias. Além disso, depois do treino, quando o corpo está descansando, é o momento em que ele se recupera das micro lesões, provocadas pelos exercícios de força, e que fazem a massa magra se desenvolver.

4

Entre as atividades que o circuito na academia pode combinar estão: corda, step, saco de boxe, caneleira, bastão, power rubber, colchonete, fitball e halteres, embora existam muitas outras. O tempo do treino completo varia, mas ele pode ser enxuto se quem busca por esse tipo de modalidade tiver pouco tempo para se exercitar. Dessa forma, cada exercício pode ser feito durante um minuto somente e o circuito todo em meia hora. No entanto, para ser realmente eficiente é importante ter o acompanhamento de um profissional capacitado.

5

Além das vantagens para o organismo, o circuito feito na academia possui uma série de benefícios, como permitir que as atividades sejam feitas mesmo nos dias de chuva, evitando possíveis desculpas para faltar ao treino. Outro ponto positivo para quem não quer perder tempo na academia é que com essa modalidade há uma maior rotatividade entre os aparelhos, assim, ninguém fica esperando a sua vez para se exercitar.

Como treinar circuito na academia - Passo 5
Imagem: xportsacademia.wordpress.com
6

Dinamismo é outra vantagem, evitando que as pessoas se sintam desmotivadas a fazer uma série de exercícios que poderiam considerar enfadonhos. Além disso, como o tempo em cada exercício é curto, não tem como enjoar de uma mesma atividade, tornando a motivação maior. Como os demais exercícios em grupo, possui o benefício ainda de favorecer as relações interpessoais, diferente de um treino de musculação tradicional, quando as pessoas se exercitam de modo individual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como treinar circuito na academia, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: academia24horas.com.br
Imagem: healthworks.eu
Imagem: xportsacademia.wordpress.com
1 de 3
Como treinar circuito na academia