As federações de futebol

Como nasceu o futebol

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como nasceu o futebol

O futebol é o esporte favorito de uma grande parte de fãs de esportes. Os únicos eventos esportivos que superam uma final do campeonato do mundo da FIFA em termos de audiência são os Jogos Olímpicos. Futebol tem algo especial, as pessoas compartilham sua paixão e se diz que mais de 250 milhões de pessoas o praticam. Por isso mesmo, as marcas esportivas gastam muita energia neste esporte, sempre inovando, imaginando chuteiras de futebol e luvas de goleiro de qualidade sempre superior. Neste artigo do umComo dizemos-lhe como nasceu o futebol, tome nota!

Passos a seguir:
1

De maneira geral, diz-se que quem inventou o futebol foram os ingleses. Mas esta afirmação não é tão verdade, porque se encontram referências a jogos com bolas na China Antiga, que eram baseados em dar chutes na bola. Isto ocorreu durante a idade média, e também no império romano. Tem-se que relativizar este vínculo histórico, já que, certamente, em muitos lugares do mundo os homens tentaram dar chutes em bolas.

Como nasceu o futebol - Passo 1
2

Não poderemos outorgá-la aos ingleses. Mas a elaboração das primeiras regras, isso sim: O futebol tal como o conhecemos tem origens "oficiais" bem destacáveis, e se acham em um regulamento para a prática regular do futebol, que se criou em 1863, com a fundação da Football Association.

Como nasceu o futebol - Passo 2
3

Estas regras eram um tipo de agrupamento de diferentes "códigos" que existiam em vários países nos quais se praticava o futebol. Este documento explicava coisas muito básicas como o tamanho do terreno, cobrança de faltas, foras de jogo, etc.

4

No final do século XIX, este esporte era puramente amador. Depois, fundou-se a FA Cup na Inglaterra em 1871. É a partir deste momento que os jogadores começaram a receber pelas partidas. A Football Association tentou proibi-los, já que viam o profissionalismo com maus olhos. Cedeu finalmente em 1885 e nasceu o primeiro torneio, em liga, e daí nasceu a famosa Football League.

Como nasceu o futebol - Passo 4
5

La Fédération Internationale de Football Association, FIFA, foi criada em 1904 por países onde não entrou Inglaterra. Depois veio a criação do primeiro campeonato do mundo, criado por Jules Rimet que se fez no Uruguai. Aqui começou a era moderna do futebol.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como nasceu o futebol, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como nasceu o futebol