Esportes extremos

Como fazer rampas de downhill

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 5 dezembro 2019
Como fazer rampas de downhill

O Downhill é um dos esportes radicais mais praticados do mundo todo. O downhill é uma modalidade de ciclismo cuja missão é bater o tempo mais rápido em pouco tempo. Geralmente ele se dá em locais de extremidades físicas, como florestas, morros, montanhas, favelas e outros terrenos íngremes ou acidentados. Uma boa rampa de downhill possui muitos obstáculos, mas eles devem ser muito bem executados para que não existam acidentes e para que a fluidez da pista seja alta. Nesse artigo que umComo desenvolveu para você, iremos ensinar Como fazer pistas de Downhill de uma maneira bastante acertada.

Também lhe pode interessar: Onde praticar parapente no Brasil
Passos a seguir:
1

Antes de tudo, é preciso ter um espaço - é recomendado que seja uma área verde, com florestas - no qual você possa fazer alterações e utilizar com constância. Você pode fazer isso em seu sítio, em seu quintal e casa, em uma fazenda. Não recomendamos que isso seja feito em espaços públicos. É interessante que o espaço possua abastecimento de água, pois é uma região de prática de esportes.

2

Para começar, você precisará de amigos pois o trabalho exige muito esforço físico e planejamento técnico. É bem mais recomendável que antes de desenhar todo o projeto, una cerca de quatro ou cinco amigos, preferencialmente praticantes de downhill para que esse projeto dê certo. Se você não possui amigos que pratiquem, indique para eles o nosso artigo Como começar a praticar Downhill.

3

Depois, faça um mapeamento do lugar, indicando desníveis de qualidade; Faça um planejamento de rampas baseadas no terreno em que você trabalhará. O tamanho das rampas deve ser de 0,5 metros a 0,9 metros, não mais do que isso. Além disso, tome cuidado com os desníveis das quedas (saltos) de downhill, pois eles podem causar grandes acidentes e acabar com o bom estado da sua bicicleta. Busque planejar isso e seguir o seu plano, pois colocar a mão na massa sem planos pode estragar toda a sua ideia.

4

Depois, acumule madeira grossa e resistente, pedras, areia e terra. Eles serão essenciais para a construção de rampas. Pás e enxadas serão mais do que necessárias para tornar os desníveis apropriados. Seria bastante interessante uma bomba de drenagem para que a pista não ganhasse excessiva umidade. Isso conservará bastante a sua bicicleta.

5

Para fazer uma pista de downhill interessante, seria legal planar a terra com um carro ou com pás e enxadas o caminho que deve ser feito. Para os jumps, o interessante é que suas bordas sejam contornadas por madeiras, para que não haja deslizamento de terra, dando mais fixação à pista. Veja a imagem.

Como fazer rampas de downhill - Passo 5
Imagem: pedal.com.br
6

As rampas de downhill devem ter cerca ser previamente planejadas. Sua construção é bastante simples: você deve fazer primeiramente um cerco de madeira destinado à fixação da terra. Dentro do cerco, a primeira camada deve ser de pedras e pedregulhos, depois deve ser uma mistura de terra e areia. Você pode fazer rampas só de madeira, seguindo o modelo da imagem, com madeiras bem resistentes.

Como fazer rampas de downhill - Passo 6
Imagem: mtbr.com
7

Você também pode fazer falsos morrinhos com uma grande quantidade de terra, que dá um bom efeito na sua pista e é um bom obstáculo.

Como fazer rampas de downhill - Passo 7
8

Uma coisa importante em qualquer pista de downhill é a sinalização de direção. No momento de adrenalina e sem a devida sinalização, o praticante do esporte pode acabar se enfiando em algum lugar que não devia e se machucar muito feio, com acidentes graves (principalmente se tratando de alta velocidade e áreas verdes). Use fitas de indicação, como na imagem. Se bem sinalizada e com segurança, suas pistas de downhill podem ser iradas e ter uma grande diversão, uma das grandes modalidades do ciclismo.

Como fazer rampas de downhill - Passo 8
Imagem: pinkbike.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer rampas de downhill, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pedal.com.br
Imagem: mtbr.com
Imagem: pinkbike.com
1 de 5
Como fazer rampas de downhill