Tornando-se um corredor melhor

Como fazer exercícios na escada de agilidade

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer exercícios na escada de agilidade

A escada de agilidade é um objeto essencial para qualquer pessoa que deseja ser um corredor mais eficaz. Os exercícios que podem ser feitos na escada de agilidade fazem toda a diferença para o seu rendimento na corrida, melhorando sua coordenação, resistência e, claro, sua agilidade. Os movimentos são ainda úteis para economizar energia e melhor a biomecânica dos seus movimentos, fazendo com que você seja mais rápido. Podem, também, ser obtidos benefícios a nível de balanço, controle, velocidade lateral e equilíbrio corporal.

Os exercícios de escada de agilidade devem feitos com grande velocidade e passadas rápidas, sendo que você se movimenta pelos vãos do acessório para melhorar a corrida. Para saber como fazer exercícios na escada de agilidade, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios de subir escadas

Índice

  1. Passo ritmado
  2. Passo carioca alternado
  3. X lateral
  4. Dentro e fora
  5. Passo zigue-zague
  6. Outros exercícios

Passo ritmado

Para fazer exercícios na escada agilidade, comece com o passo ritmado:

Comece por se posicionar do lado direito do primeiro vão. Ambos os pés devem estar fora da escada.

O pé esquerda entra para o primeiro quadrado, se colocando o mais à esquerda possível. De seguida, entra o direito. Coloque o pé esquerdo do lado de fora do segundo quadrado e o direito dentro do segundo quadrado, o mais à direita possível. O pé esquerdo fica então junto ao direito, dentro do quadrado.

De seguida, coloque o pé direito do lado de fora do 3 º quadrado e o pé esquerdo o mais à esquerda que conseguir, dentro do 3 º quadrado. O pé direito junta-se ao esquerdo, e por aí em diante.

Como fazer exercícios na escada de agilidade - Passo ritmado

Passo carioca alternado

Confira as instruções para saber como fazer passo carioca alternado:

Comece por se colocar de lado para a escada. Coloque o pé direito dentro do primeiro quadrado, mantendo o pé esquerdo fora, ligeiramente adiantado. O pé direito deve estar o mais à esquerda possível dentro do quadrado.

Coloque o pé esquerdo dentro do segundo quadrado e leve o direito diretamente para o terceiro. No passo carioca alternado, o pé avança sempre dois quadrados de uma vez, Sempre que um pisa um quadrado, o outro levanta imediatamente para o movimento seguinte.

Como fazer exercícios na escada de agilidade - Passo carioca alternado

X lateral

Esse é um dos exercícios de escada de agilidade mais simples. Dê uma olhada nas instruções:

Comece por se colocar com os dois pés fora da escada, na lateral da mesma. Coloque o pé esquerdo dentro do primeiro quadrado, do seu lado esquerdo e deixe que o direito acompanhe. Percorra toda a escada dessa forma, sempre na lateral.

Como fazer exercícios na escada de agilidade - X lateral

Dentro e fora

Para fazer o exercício de escada de agilidade dentro e fora, siga esses passos:

Comece com os dois pés fora da escada, de frente para o primeiro quadrado. Coloque o pé direito no primeiro quadrado e, de seguida, o esquerdo também. Desloque o pé direito para fora da escada, de frente para o segundo quadrado, e repita com o esquerdo. Repita até percorrer toda a escada.

Como fazer exercícios na escada de agilidade - Dentro e fora

Passo zigue-zague

Para fazer o passo zigue-zague na escada de agilidade, dê uma olhada nessa explicação:

Comece com os dois pés fora da escada, do lado esquerdo do primeiro quadrado. Leve o pé esquerdo para o primeiro quadrado, seguido do direito. De seguida, coloque o pé esquerdo no exterior do primeiro quadrado, seguido do direito. O pé esquerdo entra para o limite exterior do segundo quadrado, seguido do direito. De seguida, leve o pé esquerdo para o lado de fora do segundo quadrado, acompanhado pelo direito. Repita até percorrer toda a escada.

Como fazer exercícios na escada de agilidade - Passo zigue-zague

Outros exercícios

Agora que já sabe como fazer exercícios na escada de agilidade, dê uma olhada em outras dicas que podem ser úteis na prática esportiva:

Como fazer exercícios com rolo de espuma

Como aquecer antes de correr

Como escolher a roupa para correr

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer exercícios na escada de agilidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Para fazer esses exercícios, recomendamos que use tênis adequados para exercícios de equilíbrio, como tênis de cano alto. Tênis de corrida não são apropriados para o efeito.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como fazer exercícios na escada de agilidade