Conselhos de exercício abdominal

Como fazer exercícios abdominais em casa

Como fazer exercícios abdominais em casa

Se queremos melhorar a nossa forma física e também a nossa saúde, é aconselhável seguir uma vida saudável e equilibrada. Para isso, recomenda-se realizar exercício físico com frequência. Se quiser, pode praticar em casa. A parte abdominal, essa que tanto preocupa e que tanto esforço se faz para melhorar, é a mais fácil de fazer em nossa casa. Para o ajudar, neste artigo do umCOMO vamos explicar como fazer exercícios abdominais em casa.

Também lhe pode interessar: Como fazer ginástica hipopressiva em casa

Passos a seguir:

1

Pegue em um colchonete e coloque-o no solo para fazer os abdominais: deite-se de barriga para cima, com as pernas abertas à altura dos quadris e flexionadas, pés apoiados no solo, mãos no pescoço, levante o tronco do chão até à altura da cintura.

Com este tipo de exercício abdominal conseguirá trabalhar a parte superior do abdômen para saírem os tão desejados "quadrados". O melhor é fazer 15 repetições, descansar e repetir o exercício durante mais 2 séries. Neste artigo do umCOMO explicamos-lhe detalhadamente como fazer abdominais superiores para exibir uma autêntica tablete de chocolate.

Como fazer exercícios abdominais em casa - Passo 1
2

Outro exercício para fazer abdominais em casa consiste no seguinte. Deite-se sobre um colchonete de barriga para cima, pernas esticadas e juntas, levante as pernas o máximo possível ao mesmo tempo que tentar tocar com os braços nas pernas.

Não force a cervical nem tire o tronco do solo, pois desta forma conseguirá que os músculos da zona trabalhem melhor.

Como fazer exercícios abdominais em casa - Passo 2
Imagem: drlopezheras.com
3

A parte inferior do abdômen também se deve exercitar para poder ter uma barriga plana e forte. Um dos melhores exercícios que lhe ajudarão a consegui-o é o que lhe vamos explicar: terá que se deitar sobre o colchonete, esticar as pernas completamente até acima e ir baixando os joelhos até à altura do peito.

O truque para fazer bem este exercício consiste em não tocar com o bumbum no colchonete, quando elevar as pernas e quando as baixar, desta forma conseguirá trabalhar melhor a zona. Faça 3 séries de 15 repetições para trabalhar bem a zona.

Como fazer exercícios abdominais em casa - Passo 3
4

Outro dos melhores exercícios abdominais em casa que lhe ajudarão a fortalecer a zona baixa do ventre consiste em deitar-se sobre um colchonete e elevar as pernas de forma paralela ao solo. Este exercício não precisa de nenhum outro tipo de movimento, apenas manter as pernas o mais próximas possível ao solo. Aguente 15 segundos, descanse e faça mais 2 séries. Com o tempo verá os resultados.

Como fazer exercícios abdominais em casa - Passo 4
5

Também não se deve esquecer dos abdominais laterais que conseguirão que o nosso torso fique esculpido e o excesso de gordura que costuma se acumular na zona da cintura desapareça. Um dos melhores exercícios que pode fazer para trabalhar esta zona é a bicicleta.

Terá que se deitar sobre um colchonete, elevar os joelhos criando um ângulo de 90 graus e colocar os braços debaixo da cabeça. O exercício consiste em tentar tocar com o cotovelo direito no joelho esquerdo e vice-versa, enquanto vai movendo as pernas como se estivesse pedalando. Faça 15 repetições durante 3 séries e notará a diferença.

Como fazer exercícios abdominais em casa - Passo 5
6

Se sofre de algum tipo de doença ou lesão na zona abdominal, é melhor ser um especialista a indicar que tipo de exercícios deve realizar para melhorar e como pode adaptá-los à sua condição. Nunca esforce a sua coluna quando fizer os exercícios, pois a ideia é serem os músculos do abdômen a trabalharem e a se fortalecerem.

Se é iniciante, no umCOMO recomendamos que primeiro peça ajuda a um treinador para o assessorar e controle se o está fazendo bem ou não. Desta forma, poderá evitar lesões e dores nas costas e/ou pescoço.

Sugestão: Como criar uma rotina de exercícios físicos

Como fazer exercícios abdominais em casa - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer exercícios abdominais em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos

  • Se sofre de alguma lesão, consulte o seu médico para que este lhe indique quais os melhores exercícios para a sua situação.
  • Tenha cuidado nos primeiros dias, irá ter algumas dores.
  • Comece fazendo séries curtas e vá aumentando pouco a pouco.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Ana patricia fideles da silva
Ola o meu nome e Ana Patricia tenho 32 anos tenho 3 filhos eu nao tinha barriga mas com o passa do tempo eu começei a engorda cheguei a 60 kl o meu peso sempre e 53 ou 54 ai eu comprei um gel para gordura localizada e sempre quando eu passo o gel eu faço um pouco de abdominal e pulo um pouco de corda eu tou faço certo ou errada o que eu tenho que fazer para ver um resultado melhor depois que eu engordei eu fiquei sentindo as minhas perna pesada quando eu ando ou subo ladeiras eu canso fico caçada o que eu tenho que fazer para me sentir leve ate as roupa nao entram em mim
carolina bernardo lopes beteca joni
quero vedeos para fazer exercicios em casa, abdomen perna bumbum
Sara Viega
Olá Josiane, muito obrigada pelo seu comentário :)
Josiane Paes
gostei das dicas....obrigada
Imagem: drlopezheras.com
1 de 7
Como fazer exercícios abdominais em casa