Sobre o mergulho

Como fazer a descompressão no mergulho

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer a descompressão no mergulho

Em mergulho recreativo, você nunca precisará fazer descompressão ou equalização do ouvido, uma vez que mergulhará sempre de acordo com os limites das tabelas que aprendeu a usar em seu curso de mergulho. Além disso, os computadores de mergulho realizam todos os cálculos necessários para fazer a descompressão, de forma que você não precisará fazer nada além de seguir as suas instruções. Ainda assim, é importante saber o procedimento em caso de emergência. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e aprenda como fazer a descompressão no mergulho.

Vai precisar de:

  • Computador de mergulho
  • Tabelas de mergulho (PADI)

Passos a seguir:

1

Antes de fazer uma imersão, planeje o perfil que vai realizar. Quanto tempo e a que profundidade irá mergulhar.

2

Além de seu computador de mergulho, tente levar um relógio de backup em caso de falha. Se seu colega de mergulho usa outro computador, siga sempre as instruções mais conservadoras.

3

Quando seu computador de mergulho chegar ao limite, você receberá um aviso de que deve começar a subir. Lembre-se de que nunca se deve subir rapidamente. Como regra, sempre mais lento do que a mais lenta das borbulhas que expulsar. Ao subir, o seu tempo de descompressão baixará.

4

Se mantiver um perfil de mergulho recreativo, simplesmente terá que fazer uma parada de segurança de três minutos a cinco metros. Se achar que superou o limite por muito pouco tempo ou profundidade, pode parar por sete minutos a cinco metros.

5

Se o seu computador de mergulho parar de funcionar, e seu colega não o tiver, você deverá cancelar a sua imersão imediatamente. Suba até a metade de sua profundidade (por exemplo, se estava a 30 metros, suba 15 metros), e faça uma paragem de cinco minutos. Em seguida, suba cinco metros e faça uma paragem de sete minutos. Esteja atento a sintomas de doença descompressiva.

6

Em caso de querer realizar mergulho com descompressão será necessário treinamento específico de mergulho técnico e material especial, vários tanques com diferentes misturas de ar e colegas com a mesma preparação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a descompressão no mergulho, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos

  • Lembre-se de que nunca se deve fazer descompressão em mergulho recreativo, e se tiver algum problema nenhum seguro o cobrirá.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer a descompressão no mergulho