Exercícios aeróbicos

Benefícios de fazer exercício durante a menstruação

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 abril 2020
Benefícios de fazer exercício durante a menstruação
Imagem: cetaphil.com.mx

Motivos de índole cultural e social podem levar a mulher a deixar de praticar esportes durante a menstruação. Nesse caso, estará cometendo um erro. A prática de exercícios de forma sistemática e também durante a menstruação oferece inúmeros benefícios que ajudam a reduzir e inclusive eliminar os incômodos do período. Para que esteja ciente e não faça uma paragem desnecessária em seus treinamentos, em umComo.com.br explicamos os benefícios de fazer exercício durante a menstruação.

Também lhe pode interessar: Exercícios de cardio para fazer em casa
Passos a seguir:
1

Redução da retenção de líquido. Um dos grandes incômodos da menstruação é a retenção de líquidos, provocando uma sensação de peso geral. Graças à prática de exercício de forma contínua, este processo se produzirá, mas em menor grau, o que contribuirá para se sentir mais cômoda.

2

Diminuição da dor. Ainda que haja mulheres que não sofram de dores durante a menstruação, a grande maioria sofre com dores. Se praticar esportes durante a menstruação, as endorfinas geradas pelo organismo devido ao esforço físico, ajudarão a aumentar a sensação de bem-estar e, portanto, a reduzir a dor.

3

Mudanças de humor. Nos dias anteriores à menstruação as mulheres, em maior ou menor medida, sofrem um aumento do nível de ansiedade e mudanças de humor conhecida como síndrome pré-menstrual. A prática de exercício ajuda, em general, a reduzir o nível de estresse, o que também repercutirá em uma diminuição destas mudanças de estado de ânimo.

4

Se apesar de fazer exercício de forma sistemática você sentir dores fortes durante a menstruação, pode adaptar suas sessões de treinamento de maneira que estas sejam mais curtas e menos intensas durante o período.

5

Em todo caso, se você sente uma dor muito forte durante a menstruação, deve consultar o seu médico, já que esta hipersensibilidade pode ter uma origem patológica.

Sugestão: Como atrasar a menstruação

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios de fazer exercício durante a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: cetaphil.com.mx
Benefícios de fazer exercício durante a menstruação