Correr em pistas de atletismo

As provas de Atletismo mais comuns

As provas de Atletismo mais comuns

A história do Atletismo como disciplina esportiva pode ser tão antiga como nossa própria existência. Desde o princípio dos tempos, os homens já corriam atrás de suas presas tratando de caçá-las, e aquele que fosse mais rápido, forte e com melhor pontaria, convertia-se no líder do grupo. Desde então, a trajetória deste esporte internacional tem evoluído, desde os primeiros Jogos Olímpicos na Olímpia do ano 1222 a.C. até a atualidade, em umComo.com.br ensinamos quais são as principais provas de atletismo do século XXI.

Também lhe pode interessar: Quais são as provas oficiais do atletismo

Índice

  1. Provas ou corridas de velocidade
  2. Corridas com barreiras
  3. Corridas de fundo e meio fundo
  4. Corridas de revezamentos
  5. Corridas de obstáculos
  6. Marcha
  7. Salto em altura
  8. Salto com vara
  9. Salto de longitude e Salto triplo
  10. Impulso de bala e lançamentos de martelo, dardo e disco
Ver mais >>

Provas ou corridas de velocidade

As corridas ou provas de velocidade constituem uma das provas mais representativas do atletismo, onde um indivíduo/corredor percorre uma distância predeterminada no menor tempo possível. O corredor posiciona-se em uma rua ou pista (é proibido invadir a pista dos demais atletas) e, depois do disparo que dá início à competição, correm desde a largada para conseguir a melhor marca dentre todos os participantes. O impulso deve ser tão explosivo que é muito importante que o velocista faça um bom exercício de aquecimento e treine sua estratégia de saída.

As diferentes variedades de provas de velocidade incluem os 100, 200 e 400 metros lisos.

Corridas com barreiras

Como nas provas de velocidade, o objetivo do atleta é fazer o percurso no menor tempo possível, mas desta vez deve saltar dez barreiras durante a corrida. Neste tipo de exercício, além da velocidade é muito importante a flexibilidade e a coordenação do esportista.

Existem as corridas de 110 m com barreias (masculino), onde as barreias atingem 106,7 cm; os 100 m com barreias (feminino), em que a barreira mede 84 cm; e por último os 400 m com barreias, onde correm tanto homens como mulheres, e é a corrida com maior percurso nesta categoria.

Corridas de fundo e meio fundo

No caso deste tipo de prova, a qualidade mais exigida de seus participantes é a resistência. As corridas de meio fundo incluem os 800 e os 1500 m lisos, e a diferença em relação às corridas de velocidade é que, a partir de um determinado momento, existe a rua livre, isto é, que o corredor pode sair de sua pista e avançar por onde queira.

As corridas de fundo compreendem distâncias de 5000 e 10.000 m lisos, além da Maratona, de 42, 195 km que é corrida fora do recinto esportivo (em rota).

Corridas de revezamentos

É a única prova de atletismo que se realiza por equipes. Nas duas variedades, os 4x100 metros e os 4x400 metros, há quatro corredores que devem passar um bastão um ao outro, correndo sempre na mesma pista. Não é necessário dizer que entre as qualidades destes participantes, além da velocidade, está a coordenação.

Corridas de obstáculos

A mais conhecida é a dos 3000 metros, e durante esta prova, os corredores, individualmente, terão de saltar barreiras e superar uma vala com água.

Marcha

A curiosidade desta corrida se comparada com outras provas de velocidade, é que o corredor não pode levantar os dois pés do solo ao mesmo tempo, isto é, sempre deve ter um pé sobre o solo. Daí, o estranho movimento dos quadris que observamos durante a competição. Trata-se de atletas com grande capacidade de resistência e sentido de ritmo. As distâncias a percorrer são de 20 e 50 kms para homem, e de 20 kms para mulheres.

Salto em altura

A partir do objetivo de cobrir uma distância no menor tempo possível passamos ao objetivo de conseguir a maior altura possível. Nesta prova, o saltador contará com três tentativas para superar uma barra horizontal ou sarrafo na altura máxima suspendida sobre dois suportes verticais.

Salto com vara

O objetivo do atleta é o de saltar acima de um sarrafo, situado à altura máxima (cerca de 5 metros), ajudado por uma vara. Ele parte de uma linha de fundo e, correndo para o lugar onde o sarrafo é levantado, finca a vara no solo e com essa ação dá um impulso para superar o obstáculo.

Salto de longitude e Salto triplo

Neste caso, o saltador terá de cobrir com seu salto a distância máxima possível (distância, não altura). Para isso, tomará impulso com uma pequena corrida antes de saltar com os pés à frente sobre uma superfície de terra desde a linha de saída. O salto é medido desde essa marca de saída até a impressão mais próxima que o atleta deixa na areia com qualquer parte de seu corpo, dispondo de 3 tentativas para melhorar sua marca.

No caso do salto triplo, o objetivo do atleta é o de cobrir a máxima distância possível com três saltos consecutivos, por isso o saltador precisará de uma incrível força nas pernas para conseguir o impulso quando parado.

Impulso de bala e lançamentos de martelo, dardo e disco

Estas são as chamadas provas de força, em que o lançador terá de projetar os diferentes objetos até o ponto de impacto mais afastado possível.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As provas de Atletismo mais comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
taislane
bala é peso no Impulso de bala e lançamentos de martelo ,dardoe disco
As provas de Atletismo mais comuns